Mais
×

Como criar um plano de negócios para seu negócio de comida caseira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Antes de começar seu negócio de comida caseira, você deve criar um plano que estabeleça o conceito do seu negócio e começar daí. Decida os tipos de comida que vai oferecer, como e onde serão preparadas e a forma de entrega. Você venderá pratos feitos, itens "a la carte", sobremesas ou comidas típicas? Você entregará pedidos ou irá deixá-los disponíveis para que o cliente pegue? Quando tiver criado os princípios do trabalho, você poderá iniciar seu negócio e ver o plano tomar forma. Planos de negócios completos e organizados fornecerão metas e expectativas reais para seu negócio de comida caseira.

Instruções

  1. Identifique seu mercado alvo. Quem são seus clientes, onde eles estão e quanto gastam em comida? Seu mercado principal pode ser estudantes, famílias ocupadas ou pessoas que organizam eventos especiais.

  2. Identifique a competição e como você fará para que seu negócio se torne valioso e se destaque. Sua competição inclui empresa e indivíduos no mesmo negócio, o de alimentar pessoas. Eles são restaurantes locais e fast-food, restaurantes populares ou mercearias (especialmente aquelas com self-service). Como seu negócio é diferente dos concorrentes? E como essas diferenças ajudarão a atrair novos clientes?

  3. Escreva sua frase-missão. Deve ser uma frase curta (somente uma é melhor), que descreva seus serviços e seu comprometimento com a qualidade e satisfação do cliente, e porque seu serviço é valoroso para a comunidade. Escreva-a pensando em seus clientes em potencial. Não deve ser uma frase sobre seus motivos pessoas de ter entrado nesse negócio.

  4. Faça uma lista de equipamentos, suprimentos e materiais que serão necessários para preparar as comidas que você colocará em seu menu, além do custo associado à cada item.

  5. Pesquise os requerimentos dos departamentos de saúde local e licenças e permissões do estado que serão necessárias para estar de acordo com a lei. Faça uma lista de cada requerimento e como você planeja alcançá-los. Inclua taxas de aplicação e registro também.

  6. Decida os métodos e mídia que serão utilizadas para vender, promover e anunciar seu negócio de comida caseira e o custo associado a cada um.

  7. Crie um orçamento para o início do seu negócio e para os primeiros seis meses de funcionamento baseados nas informações dos passos 5 ao 7.

  8. Tenha metas razoáveis para o novo empreendimento baseando-se nos recursos que possui, ou que pode obter com o tempo e o investimento. Você precisa de obter R$500,00 por semana? Quantos clientes ou vendas você precisa para alcançar essa meta? Quanto tempo é estimado para chegar a esse ponto? Essa informação também será útil se você decidir buscar financiamento.

  9. Determine como você financiará seu negócio. De onde o dinheiro virá? O que pode ser bancado com os recursos que já possui, e quanto será necessário pegar emprestado? Apesar de que você, talvez, queria pegar um empréstimo para pequenos negócios, começar com o que você pode pagar hoje ajudará a alcançar o ponto de lucro mais rápido, sem a preocupação de cair em dívidas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article