Mais
×

Como criar um ponto de acesso sem fio usando um adaptador Wi-Fi e um modem a cabo

Atualizado em 23 março, 2017

Qualquer pessoa pode criar um ponto de acesso sem fio para receber um sinal de internet se não for possível ter uma conexão física entre a estação de trabalho do computador e um modem a cabo. Na verdade, os pontos de acesso sem fio são utilizados tanto em redes domésticas quanto corporativas, como hotéis onde existem acesso Wi-Fi para os hóspedes e clientes. Para configurar o ponto de acesso sem fio, é necessário ter um adaptador Wi-Fi e um modem a cabo, mas você também precisará de um roteador sem fio.

Instruções

Laptop com adaptador Wi-Fi (Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)
  1. Conecte o modem a cabo ao cabo e a uma tomada. Observe as luzes verdes que deverão aparecer no modem; consulte o manual de instruções do seu modelo específico para determinar quais as luzes deverão aparecer.

  2. Conecte um cabo Ethernet ou um cabo Categoria 5 (Cat5) da porta de internet do modem à porta de internet do roteador sem fio e conecte o roteador a uma tomada; observe as luzes verdes que indicam que o roteador está recebendo um sinal Wi-Fi do modem e que um ponto de acesso sem fio foi criado.

  3. Conecte o adaptador ou placa Wi-Fi USB ao computador se ele não tiver uma placa interna com essa finalidade. Esse adaptador permitirá que o computador propague o sinal sem fio 802.11 b/g/n. Após conectado, o adaptador Wi-Fi deverá ser reconhecido imediatamente pelo computador caso seja um dispositivo plug-and-play e procurar o ponto de acesso sem fio que você criou com o seu roteador e modem. Siga as outras instruções para o modelo de adaptador Wi-Fi se alguma for necessária (por exemplo, a inserção de um CD ou a instalação de drivers do adaptador).

  4. Proteja o seu ponto de acesso sem fio acessando a página de configuração do roteador sem fio. A maioria dos roteadores sem fio têm uma página de configurações que pode ser encontrada digitando um endereço como "192.168.1.1" na barra de endereço do seu navegador de internet. Crie um SSID único (identificador do conjunto de seguro) e senha de chave de criptografia para o seu ponto de acesso sem fio para garantir que apenas pessoas autorizadas tenham acesso à sua rede sem fio. Selecione a opção na página de configurações do roteador para não permitir a transmissão SSID, o que impedirá que pessoas de fora da rede vejam que você tem uma rede privada.

O que você precisa

  • Modem a cabo
  • Roteador sem fio
  • Adaptador Wi-Fi
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article