×
Loading ...

Como criar porcos em uma estrutura de concreto

Atualizado em 23 março, 2017

Porcos são animais domesticados e muitas vezes criados em baias de concreto ou estruturas similares. Eles precisam ser alimentados diariamente e precisam de sombra para se manterem frescos. Leitões devem mamar nas mães por pelo menos oito semanas, por isso, tenha uma estrutura grande o bastante para acomodar a família. Uma vez desmamados, os porcos comem praticamente qualquer coisa, mas se atenha à ração própria para obter uma melhor nutrição. Faça mudanças na dieta à medida que os porcos crescerem e dê assistência veterinária. Mantenha os animais e o ambiente limpo para ter porcos mais saudáveis.

Instruções

Os leitões crescem rápido (NA/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Projete e construa uma estrutura de concreto que inclua um piso com um pequeno desnível de 5 a 6 cm. Use forma de baia ou de U para o estábulo. Faça paredes de concreto reforçadas com blocos junto do cimento. Adicione um acabamento homogêneo para manter as paredes limpas.

    Loading...
  2. Prepare a cama no lado fechado da baia ou em um dos cantos da estrutura fechada. Crie uma cama baixa com palha.

  3. Separe uma área adjacente ao berçário onde os leitões possam se juntar, evitando o risco de serem esmagados se dormirem com a mãe. Coloque tábuas ao longo da parede com um espaço de 30 cm na base para que os porquinhos corram para a mãe para mamarem.

  4. Dê uma fonte de água ou coloque bebedouros para que os porcos possam se hidratar sem desperdiçar água. Leitões bebem entre um e dois litros de água todos os dias. Essa quantidade aumenta para 16 a 18 litros nos adultos e até 25 l quando a porca está amamentando.

  5. Limpe o estábulo diariamente. Borrife água com uma mangueira na superfície do chão para limpá-lo. Remova a urina e as fezes de toda a área. Esfregue e desinfecte as baias quando os leitões se moverem para a área separada.

  6. Alimente os porcos em horários regulares duas vezes ao dia, e use as quantidades especificadas no pacote para obter nutrição máxima. Compre o tipo correto de ração para a idade e peso de seus porcos, e obtenha dietas especiais para porcas prenhas ou enfermas.

  7. Examine os porcos frequentemente, checando sinais de saúde frágil. Procure feridas e note se estão com diarreia. Faça checkups e imunizações com seu veterinário.

Loading...

Dicas

  • Compre ração para porcos em uma loja de agropecuária.

O que você precisa

  • Palha
  • Coxo para água
  • Mangueira
  • Escovão
  • Desinfetante
  • Ração para porcos

Referências

Loading ...
Loading ...