×
Loading ...

Como criar profundidade em um desenho

Atualizado em 17 abril, 2017

Profundidade pode ser conseguida em um desenho usando técnicas verdadeiras de arte. Objetos parecem menores à medida de que se distanciam. Artistas criam pontos de fuga em seus desenhos para ajudá-los a construir objetos como carros e casas retrocedendo no espaço. Você pode também mostrar profundidade em desenhos trabalhando do escuro ao claro, com objetos mais escuros aparecendo cada vez mais ao fundo no espaço. Isso pode ser conseguido com uma série de linhas com a técnica do sombreado solto.

Instruções

Os vagões do trem emergem de um mesmo ponto de fuga nessa imagem (Thomas Northcut/Stockbyte/Getty Images)
  1. Pegue um lápis e um pedaço de papel para desenho. Desenhe um ponto simples em um lado do papel. Ele é chamado de ponto de fuga e pode ser usado para criar profundidade em um objeto desenhado. Desenhe um quadrado do outro lado do papel, longe do ponto de fuga.

    Loading...
  2. Utilize uma régua para conectar três cantos do quadrado ao ponto de fuga. Não conecte o ponto do lado oposto do quadrado ao ponto de fuga, porque você teria que desenhar uma linha através do quadrado.

  3. Meça 5 cm de cada canto do quadrado ao longo das linhas que o conectam ao ponto de fuga e marque cada ponto com um pontinho. Conecte os três pontos. O resultado é uma caixa desenhada em perspectiva com o uso do ponto de fuga, mostrando a profundidade. Apague as linhas do lado de fora da caixa que a conectam com o ponto de fuga.Tente adicionar mais objetos ao desenho usando o mesmo ponto de fuga.

  4. Use um lápis para desenhar dois pontos em lados opostos do papel. Esses serão os pontos de fuga de um desenho com dois pontos de fuga. Desenhe uma linha centrada verticalmente entre os dois pontos. Comece a linha sobre os pontos e termine-a abaixo deles.

  5. Utilize uma régua para conectar os pontos de fuga ao topo e à parte de baixo da linha central. Meça 7,5 cm da linha do centro ao longo de cada uma das linhas de conexão e marque essas medições com pontos. Conecte os dois pontos à esquerda da linha central, conectando os dois à direita da linha central em seguida. O resultado é uma caixa desenhada usando dois pontos de fuga, mostrando-a recedendo à distância em ambos os lados da caixa. Desenhe uma linha horizontal atrás de caixa para indicar o horizonte.

  6. Desenhe uma série de linhas horizontais bem próximas umas das outras no objeto que estiver mais longe no horizonte. Desenhe uma série de linhas verticais na parte de cima das linhas horizontais. Adicione uma série de linhas angulares bem próximas umas das outras sobre parte do objeto para criar um tom. Essa técnica de desenhar linhas próximas umas das outras para criar tom é chamada de técnica de sombreado solto. Note como o objeto com a técnica aparece separado dos outros no espaço.

Loading...

O que você precisa

  • Lápis para desenho
  • Papel para desenho
  • Régua

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...