Mais
×

Como criar um programa de concerto

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os programas dos concertos oferecem ao público uma ideia do que ele deverá ouvir e podem também servir como recordação. Eles são distribuídos para as pessoas ao entrarem no auditório. Não existe uma regra exata para a criação de um programa de concerto, e eles variam no tamanho, podendo ter de uma a muitas páginas, e incluem informações de todos os tipos sobre a música executada, quem a compôs e quem a tocará.

Instruções

O programa do concerto traz as informações do espetáculo em detalhes para o público (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Crie a capa do programa de concerto. A página da frente é como uma introdução ao concerto e deve incluir informações gerais sobre o espetáculo, como data e duração, o local onde será realizado (cidade, estado e nome da casa de shows ou do ginásio), o nome dos músicos principais e acompanhantes e os instrumentos usados. O objetivo ou o tipo de concerto também poderão ser descritos (por exemplo, concerto de doutoramento, concerto em benefício da vida selvagem).

  2. Crie uma lista do perfil do concerto. O programa deve começar com o nome da primeira obra, seu compositor e os músicos que a executarão. Todas as obras seguintes deverão ser incluídas no mesmo formato básico e na ordem em que serão tocadas. O intervalo também deve ser indicado.

  3. Acrescente notas ao programa. Elas consistem de informações adicionais sobre as obras executadas durante o concerto e não têm um tamanho definido. Normalmente, incluem informações históricas e sobre a composição de cada obra, como a data de composição, informação biográfica do compositor, o formato da peça (sinfonia, concerto, sonata), etc. É também comum ver informações detalhadas dos movimentos de cada peça musical.

  4. Faça rascunhos de potenciais modelos de programa. Tente usar fontes, leiautes e contornos diferentes para saber qual é o mais apresentável e qual exibe a informação da melhor maneira. Use outros programas de concerto como referência.

  5. Decida se acrescentará ou não material de apoio ao programa. Poemas e letras de canções que inspiraram ou foram inspiradas pelas obras executadas no concerto podem ser boas inclusões, pois levam a um melhor entendimento da música e de sua fluidez. Acrescentar esse material ajudará a audiência, especialmente aqueles que não estão acostumados a ouvir música de concerto, a acompanhar a apresentação e fazer as conexões. Outros materiais de apoio incluem informação biográfica dos músicos, a descrição de uma causa apoiada pelo concerto e uma lista dos doadores, se houver, que tornaram o concerto possível.

  6. Finalize a criação do programa de concerto revisando-o (ou, ainda melhor, pedindo que alguém o revise para você) e imprimindo-o.

O que você precisa

  • Papel
  • Computador
  • Programa de leiaute
  • Impressora
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article