Como criar seu próprio filme usando bonecos

Escrito por matthew badger | Traduzido por flávia dutra neves
Como criar seu próprio filme usando bonecos
Anime seu mundo em stop-motion usando uma camêra digital (digital camera 6 image by Harvey Hudson from Fotolia.com)

Usar bonecos para fazer um filme é um conceito divertido, inventivo e relativamente simples. Animação em stop-motion é um método usado por cineastas para trazer objetos inanimados para a vida. Com uma câmera digital e um software editor de vídeo básico em seu computador, você poderá transformar qualquer objeto em um personagem para seu filme. Windows Movie Maker é o programa padrão para usuários do Windows e uma ótima opção para um produtor iniciante de filmes.

Instruções

  1. 1

    Coloque seus bonecos em suas posições, para começar. Posicione a câmera em um lugar de sua preferência e tire uma foto deles.

  2. 2

    Mova os bonecos e tire outra foto. Cada quadro do filme será uma foto com seus bonecos em posições levemente diferentes. Quando uma série dessas fotos for exibida rapidamente, as mudanças incrementadas em suas posições irão parecer movimentos. Lembre-se de fazer com que cada movimento seja consistente em espaçamento e direcionamento em relação ao último movimento, para que o próximo quadro não mostre um movimento ruim em relação ao quadro anterior.

  3. 3

    Tire fotos de todas as posições do boneco que deseja que apareçam no filme e salve-as no computador.

  4. 4

    Abra o Windows Movie Maker. Clique no menu “Iniciar” e “Todos os programas”, localize o programa nesta lista e clique nele.

  5. 5

    Importe as fotos para uma pasta no Moviemaker. Vá em “Editar” na barra de ferramentas e clique em “Selecionar todos”. Com as fotos selecionadas, arraste-as de uma vez para a “time-line” que contém no programa. Organize a time-line para que a animação exiba as fotos na ordem que você desejar. Pode-se também arrastar e soltar as fotos individualmente na ordem que preferir, esse passo vai economizar seu tempo, se a coleção de imagens for imensa.

  6. 6

    Ajuste o tempo de execução para cada foto. clicando em “Ferramentas” e “Opções” e ajustando a duração da foto o mais lenta que puder. Repita esse passo para cada foto.

  7. 7

    Anime um corte de cinco a dez segundos do seu filme por vez e salve o clipe separadamente, para evitar que a performance do Movie Maker fique lenta. Arquivos de filmes longos irão causar uma lentidão significativa.

  8. 8

    Combine os pequenos clipes que você animou em uma pasta separada chamada “Meu Filme”. Abra uma nova janela de projeto no Movie Maker e, abaixo do menu de tarefas, selecione “Importar Vídeo”. Encontre sua pasta, selecione seus arquivos de filme para importar e clique em “Importar”. Os clipes agora estão salvos na sua “Coleção”, no Movie Maker.

  9. 9

    Arraste e solte os clipes da "Coleção" na time-line na ordem que você quiser. Agora os pequenos clipes que você criou podem ser executados como um filme.

    Adicione áudio no seu filme

  1. 1

    Escolha a música para seu filme e salve em um formato compatível para Windows Media Player. Formatos comuns que funcionam bem no Wave (.wav), MP3 (.mp3) e Windows Media Audio (.wma).

  2. 2

    Clique em “Importar Áudio ou Música” na aba do painel de tarefas. Selecione o arquivo de áudio e clique em "Importar".

  3. 3

    Arraste o arquivo de áudio da sua "Coleção" para a linha do tempo. Daqui, você pode usar o cursor do mouse para manipular a duração e a posição do arquivo no filme.

  4. 4

    Clique com o botão direito na time-line para efeitos adicionais, como “Fade-in” ou “Fade-Out”, “Mudo” ou “Volume”.

  5. 5

    Crie um título para o filme. Clique em “Fazer Títulos e Créditos” no menu do painel de tarefas, escolha a posição do título no começo do filme e digite seu título dentro da caixa de texto disponível. Você pode ser criativo com a música do título e da animação em “Fazer Títulos e Crédito”.

Dicas & Advertências

  • Para usuários de Mac, o programa padrão para edição de vídeo é o Apple iMovie, que vem disponível em quase todos os sistemas Apple.

O que você precisa?

  • Câmera digital
  • Windows Movie Maker
  • Bonecos de ação
  • Arquivos de som (para músicas e efeitos sonoros)

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível