Mais
×

Como criar seu próprio jogo de RPG

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Antes do advento de jogos de RPG online e em videogames, o gênero era dominado por jogos de "papel e caneta" de baixa tecnologia, como Dungeons and Dragons. Enquanto videogames necessitam de anos de desenvolvimento e programadores talentosos, você pode escrever e moldar um RPG de "papel e caneta" usando nada mais do que alguns amigos e tempo livre. Se quiser, você pode até mesmo usar serviços de impressão profissional para publicá-lo e vendê-lo na internet ou em convenções de jogos.

Instruções

Jogos de RPG com lápis e papel (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

    Instruções

  1. Pense em um mundo para o seu jogo. Jogos de RPG permitem que jogadores criem personagens individuais, que servem de heróis em uma história de forma livre. Seu jogo precisa providenciar um plano de fundo para esses heróis: um universo, um local, uma noção dos tipos de história nas quais eles podem se envolver e personagens secundários (como vilões, ajudantes e espectadores neutros) com os quais eles possam interagir. Desenvolva seu mundo com o máximo de detalhes possíveis: a história, a geografia, os tipos de pessoas que vivem nesse mundo, os problemas a serem superados e personagens pertinentes que não sejam jogadores, como líderes de nações ou criminosos que entrarão em contato com os personagens dos jogadores.

  2. Crie um sistema de regras para regerem seu RPG. Regras são usadas para medir os traços e habilidades individuais dos jogadores (um grau de "força" de 1 a 10, por exemplo), para determinar a probabilidade de um personagem ter sucesso em uma tarefa (geralmente com o rolar de dados), e para determinar o quão efetivas são coisas como armas e feitiços. Determine o básico do sistema primeiro, e depois desenvolva-o até que ele cubra qualquer circunstância que apareçam no jogo.

  3. Teste o sistema de seu jogo jogando rodadas com seus amigos e anotando áreas que pareçam "defeituosas". Isso inclui traços e habilidades específicas fortes demais (uma arma com a qual ninguém nunca erra, por exemplo), fracas demais ou que não funcionem dentro do sistema. Revise e dê polimento às regras durante o teste, até que você esteja convencido de que tudo está funcionando bem. Se não tiver, seus fregueses encontrarão elementos defeituosos e serão forçados a criar suas próprias regras para consertá-los.

  4. Escreva qualquer conselho que você queira dar aos mestres do jogo - os "juízes" que conduzem os outros jogadores pela história, fazem o papel de figuras de apoio, apresentam ameaças e perigos a serem superados e arbitram contestações de regras quando elas surgem. Umas poucas páginas ajudando-os a estabelecerem o tom certo para o jogo e a criarem ótimas ideias de histórias pode ajudar muito o produto final.

  5. Organize sua escrita em capítulos específicos e ponha-os em um programa de impressão como o InDesign. Você pode simplesmente digitá-los se quiser, mas a aparência fica melhor em um plano formal. Você pode contratar um artista para desenhar algumas figuras para o jogo que você pode inserir em páginas pertinentes, e você também pode usar arte sem direitos autorais que se adequem ao tom que você espera criar.

  6. Revise seu jogo: verifique a ortografia do texto, dê polimento à prosa, corrija qualquer problema nas regras e concerte quaisquer erros de última hora.

  7. Adicione uma capa, uma folha de rosto e um índice no começo de seu jogo, assim como um index no fim.

Dicas

  • Vendas online são uma ótima maneira de comercializar seu RPG: seus fregueses pagam uma taxa e recebem um download do jogo em formato PDF, que eles podem imprimir. Pense em criar um site para esse propósito quando tiver terminado de desenvolver seu jogo.

Aviso

  • Você pode querer criar um jogo de RPG baseado em propriedade existente, como "Harry Potter" ou os filmes "Matrix". Tenha em mente de que isso constitui quebra de direitos autorais, e enquanto ficará tudo bem se você limitar o jogo ao uso pessoa, você estará violando a lei se tentar vendê-lo ou distribuí-lo.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article