on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como criar seu próprio mundo de realidade virtual em um programa

Atualizado em 17 abril, 2017

A criação de programas é um processo complicado que exige um planejamento cuidadoso e paciência para realizar até mesmo as coisas mais simples. O planejamento adequado ainda é mais importante para projetos mais complexos ou experimentais. A realidade virtual é tanto complexa quanto experimental, já que sua tecnologia não está nem próxima de estar completamente amadurecida.

Instruções

Programar com seu próprio software de realidade virtual pode criar uma experiência diferenciada para os usuários (background image by Haim Furman from Fotolia.com)
  1. Planeje exatamente quais serão as experiências que os usuários desfrutarão através da realidade virtual. Apesar da popularidade do termo "realidade virtual", sua definição não é tão clara assim. Isso pode ser notado pela forma como alguns desenvolvedores de programas acreditam que jogos de alta qualidade de imagem são uma implementação satisfatória de realidade virtual. Enquanto outros preferem focar-se na interação natural e o deslocamento físico dos usuários. Por isso, antes de escrever qualquer linha do código, é fundamental escolher o tipo de programa, evitando assim possíveis problemas ligados à visão do projeto enquanto estiver programando.

    Loading...
  2. Caso seja possível, avalie e adquira as ferramentas que serão usadas para desenvolver o produto. Algumas das áreas principais que deverão ser decididas são qual será a plataforma que rodará o programa de realidade virtual e qual linguagem de programação será usada. Os sistemas operacionais Windows e Mac OS X são alguns exemplos de plataformas. O navegador de internet que será usado também deverá ser considerado.

  3. Faça a base do código do programa. Infelizmente, não há uma forma para ser mais claro aqui, já que a sua pretensão de implementação é desconhecida, bem como sua plataforma e linguagem de programação escolhida. Tente parar quando parecer que as funções básicas estão concluídas e o programa parece estável.

  4. Teste o aplicativo. Assim como todo projeto de desenvolvimento de programas, você deve procurar por erros, mas, como estará focando na criação de uma experiência para usuários, preste atenção especial para isso. Tente responder a pergunta "era essa a sua intenção?" Caso contrário, talvez seja necessário olhar o código ou voltar para o planejamento inicial e ver onde as coisas deram errado.

  5. Retrabalhe e teste o projeto até ficar satisfeito com a experiência que ele oferecerá aos usuários. Nesse momento, tente encontrar possíveis candidatos para testar o programa. Quanto maior for o retorno que tiver, melhor será a experiência que poderá oferecer. Desenvolver esse projeto é muito complicado, consumirá muito tempo e especifico para as configurações personalizadas, mas se você perseverar, poderá ter em mãos algo incrível no final.

Loading...

O que você precisa

  • Computador
  • Acesso à internet

Referências

Loading ...
Loading ...