Como criar seu próprio webshow

Escrito por jerry garner | Traduzido por ritaciro cavalcante
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como criar seu próprio webshow
Webshows são formas cada vez mais crescentes de entretenimento na internet (show image by Ewe Degiampietro from Fotolia.com)

A criação de webshows se tornou a maior tendência online desde a invenção do blog. Há uma abundância de webshows na internet para qualquer um assistir, desde pequenos quadros até longas séries. Criar um webshow pode ser divertido e até uma fonte de entretenimento para quem o assiste. Se você sempre quis ser uma estrela de TV, webshows chegam perto disto e são algo que você tem que tentar para ver como pode ser divertido. É bem mais fácil do que você pensa, então continue lendo para saber como criar seu próprio webshow.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Ideia para o webshow
  • Elenco
  • Local de gravação
  • Equipamento de gravação
  • Software de edição

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Decida que tipo de webshow você quer fazer. Alguns gostam de esquetes de comédia, outros gostam de séries com vários episódios (chamados webisódios). Outros gostam ainda de usar o webshow como um blog em vídeo, chamado de vlog. Você deve decidir o formato de antemão para ter uma direção clara e saber como as coisas devem prosseguir.

  2. 2

    Escreva um roteiro para o show ou, caso queira fazer uma série, para um webisódio que será filmado para ele. O roteiro deve ter um local, personagens, um enredo, um clímax e um final. Aqui é onde entra a criatividade. Muitas pessoas contam com amigos para ajudar no roteiro, resultando em mais ideias do que você podia ter chegado sozinho.

  3. 3

    Defina os papéis do seu webshow. Chame pessoas da família e amigos para interpretar os personagens dele. Se o webshow for composto por vários webisódios, tenha certeza de que a pessoa poderá interpretar por um tempo determinado. É possível também que uma pessoa interprete vários papéis, mas isto fica mais difícil quando ambos personagens estão juntos em uma cena.

  4. 4

    Encontre um bom lugar para filmar o webshow. Você pode gravar à frente da webcam do seu computador, num parque, num apartamento ou outros lugares. O limite é sua imaginação. O que você deve ter em mente é que o lugar deve ser adequado ao enredo que você escreveu no passo 2. Se o enredo exige o cenário de um aeroporto, você deve pelo menos simular um aeroporto, ao invés de filmar no quintal de casa.

  5. 5

    Grave seu webshow. Assumindo que você não construiu sets muito elaborados, este é o único passo que requer uma quantia razoável de investimento, pois você precisará de equipamentos de gravação para seu show. Se estiver apenas fazendo um vlog, uma webcam barata é o bastante. Se precisar viajar para algum lugar, é bom ter uma gravadora de vídeo. Uma gravadora digital que pode ser conectada a um PC é o ideal. Você pode usar uma gravadora VHS, desde que tenha um conversor para converter a fita em formato digital. É uma boa ideia usar várias câmeras, se possível, para que você capture a cena de diferentes ângulos e junte-as durante a edição.

  6. 6

    Transfira todo o conteúdo gravado para seu computador. Se quiser se esforçar na produção do webshow, é recomendado comprar um computador apenas para a edição. Muitos gostam de usar um Apple G4 com o Final Cut Pro instalado. Se você não precisar de um, apenas carregar o vídeo em um PC é o bastante. Você pode editar as imagens cruas e construir um produto final.

  7. 7

    Edite o vídeo. Você precisará de um software de edição de vídeo. Para uma edição básica, PCs com Windows vêm com o Movie Maker instalado por padrão, e Macs contam com o iMovie. Para uma edição mais sofisticada, você pode comprar um produto similar ao Final Cut Pro, que é usado por empresas profissionais. Você pode usar algo similar ao Adobe After Effects para adicionar efeitos especiais nos seus vídeos. No final das contas, seu software precisa fazer pelo menos três funções: dividir segmentos de vídeo, juntar segmentos e adicionar músicas de fundo.

  8. 8

    Suba o seu webshow completo em seu website ou blog e em todos os sites de compartilhamento de vídeo que puder. Além do YouTube, MetaCafe e Google Video, há centenas, se não milhares, de sites onde você pode hospedar seu webshow e compartilhá-lo com o mundo.

Dicas & Advertências

  • É sempre divertido ter uma festa de estreia para seu webshow, onde você pode convidar o elenco e outros amigos próximos para serem os primeiros a ver o produto acabado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível