Como criar um quarto ecológico para adolescentes

Escrito por michelle brunet | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como criar um quarto ecológico para adolescentes
Trabalhe com o seu filho adolescente para criar um quarto ecológico que ele adorará (bedroom - home interiors image by Gina Smith from Fotolia.com)

Desenhar ou remodelar o quarto do seu filho adolescente pode dar muito trabalho. No entanto, passar tempo com ele nas etapas de planejamento e design pode ajudar a reforçar o vínculo. Criar um quarto ecologicamente correto é ainda mais benéfico, pois dá ao adolescente um entorno mais saudável e diminuirá os gastos de energia. Ao incorporar materiais sustentáveis, como o algodão e o cânhamo orgânicos, além de elementos usados que geram menos lixo, você poderá criar um quarto responsável com o meio-ambiente.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Sente com o seu filho e discuta ideias para o quarto. Pergunte se ele quer um certo tema, que móveis são necessários e se ele quer criar algo por conta própria, como um quadro. Anime-o a trabalhar com você passo a passo até completar o projeto.

  2. 2

    Deixe verde a cama do adolescente. As almofadas e colchões tradicionais são produzidos com químicos tóxicos potencialmente nocivos para a saúde humana e animal. Use travesseiros de cânhamo e um cobertor de algodão orgânico ou um colchão que não tenha látex. Se o preço for muito alto, comprar apenas lençóis orgânicos de algodão ou cânhamo já é um passo positivo.

  3. 3

    Incorpore móveis usados ao quarto. Compre produtos em brechós ou use alguns móveis que estejam tomando espaço em outras partes da casa. Outra ideia divertida é construir uma biblioteca ou mesa de trabalho com madeira reciclada (por exemplo, descartada pelos vizinhos ou de propriedades abandonadas). Se você preferir comprar móveis novos, busque os que sejam feitos de materiais orgânicos e sustentáveis, como o bambu ou o cânhamo.

    Como criar um quarto ecológico para adolescentes
    Renove alguns móveis de época (furniture image by Luisafer from Fotolia.com)
  4. 4

    Pendure cortinas de lã com um design escolhido pelo adolescente. Durante o inverno, elas servem para manter o ar frio fora e o ar quente dentro. Motive o seu filho para aproveitar o aquecimento solar passivo pelas janelas em dias ensolarados. No verão, utilize ventilador portátil ou de teto em vez de um ar-condicionado para economizar energia e dinheiro.

  5. 5

    Pinte as paredes com tintas sem compostos orgânicos voláteis (COVs) ou com um nível muito baixo. As tintas normais liberam toxinas chamadas COVs por anos depois da aplicação e criam um entorno interior pouco saudável. Decore as paredes com desenhos criados por você e pelo adolescente com materiais reaproveitados. Por exemplo, faça um collage de fotos velhas ou pendure discos.

  6. 6

    Inclua algumas plantas que o seu adolescente escolher. Elas são efetivas para melhorar a qualidade do ar no interior, removendo as toxinas do ar e substituindo-as com oxigênio limpo. Todas as plantas o fazem, mas as mais recomendáveis são o crisântemo, o clorofito, a hera inglesa e a palma de bambu.

    Como criar um quarto ecológico para adolescentes
    As plantas domésticas melhoram a qualidade do ar (House Plant - Croton image by evillager from Fotolia.com)
  7. 7

    Instale lâmpadas eficientes, como as LFC (lâmpadas fluorescentes compactas) em todo o quarto. Elas duram mais do que as incandescentes e usam menos energia. Decore os abajures com artesanatos, botões, contas ou até uma camiseta ou calça jeans velha.

  8. 8

    Conecte o quarto à natureza. Pendure um comedouro para pássaros fora da janela do quarto. Crie decorações com pinhas ou folhas que você encontrar. Faça uma estante para livros a partir de galhos e troncos do jardim. Faça um jardim de pedras onde houver espaço extra.

    Como criar um quarto ecológico para adolescentes
    Adicione componentes naturais ao quarto ecológico do seu filho adolescente (feng shui image by razorconcept from Fotolia.com)

Dicas & Advertências

  • Certifique-se de consultar o adolescente durante o processo para que ambos fiquem felizes com os resultados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível