×
Loading ...

Como criar um registro de atividades para melhorar o desempenho no trabalho

Atualizado em 17 abril, 2017

Independentemente do quão confiante você se sinta a respeito de suas capacidades profissionais, ir para o trabalho com uma mentalidade de "estou preparado para tudo" não vai ajudá-lo a descobrir todo o seu potencial. Até mesmo os indivíduos mais talentosos ficam cansados após muitas horas no escritório. Por essa razão, um registro de atividades pode ajudá-lo a entender como é a sua rotina diária de trabalho e como fazer um planejamento mais efetivo no futuro. Ao preparar o seu cronograma, é importante concentrar-se em alguns aspectos fundamentais.

Quando as coisas ficarem complicadas, use seu cronograma como um guia para ajudá-lo a dividir suas tarefas (NA/AbleStock.com/Getty Images)

Esqueça o registro

Para que o registro de atividades seja pautado em fatos, você precisa agir normalmente no trabalho. Não tente acelerar suas tarefas (sacrificando a qualidade) e não sinta-se pressionado a obter resultados encorajadores. Ninguém além de você verá o registro no fim do dia, portanto não há necessidade de tentar impressionar ninguém. Além disso, o propósito do cronograma de atividades é obter o panorama de um dia regular de trabalho, e não de um excepcional.

Loading...

Registre todas as atividades

As tarefas importantes de seu trabalho não devem ser as únicas a serem registradas. Por exemplo, se você gastar tempo procurando por uma folha em branco ou verificando seus e-mails, anote isso. Mesmo que sejam apenas alguns segundos, seu cérebro precisa voltar ao trabalho e, caso essas distrações aconteçam com frequência, elas podem tomar diversos minutos do seu dia de trabalho. Anote todas as tarefas triviais recorrentes para que no próximo dia você possa trazer um pacote de folhas brancas e preparar um notificador automático de e-mail, por exemplo.

Mantenha o registro visível

Quando estiver no trabalho, nem sempre é fácil lembrar que você também está registrando seu desempenho e, assim, poderá esquecer de anotar quando começou e terminou uma tarefa, ou até mesmo esquecer de registrar diversas horas de suas atividades. Para evitar isso, mantenha o registro na sua frente, ao lado do teclado ou qualquer lugar que você possa ver facilmente. Evite guardá-lo em sua pasta ou bolsa, já que a transição rápida entre uma tarefa e outra não deixará seu cérebro lembrar que você está fazendo um cronograma.

Anotando a eficiência

Inclua comentários sobre como você se sentiu após finalizar uma tarefa. Descreva resumidamente o quão fácil foi terminá-la e o quão focado você estava. Isso pode ser feito também através de um ranking relacionado à vontade de trabalhar, variando em uma escala de 1 (absolutamente nenhuma) a 5 (com disposição total). Dessa forma, você poderá avaliar quais são suas horas mais produtivas no trabalho e designar as tarefas mais importantes para este horário.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...