Como criar um relatório comercial

Escrito por scott christ | Traduzido por débora sousa
Como criar um relatório comercial
Uma pesquisa sólida forma a base para o seu relatório comercial (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Um relatório comercial é um documento escrito que transmite informações importantes para ajudar as empresas na sua tomada de decisão. De acordo com a Entrepreneur Magazine, existem várias vantagens em ter um bom relatório comercial. Ele pode ajudá-lo a se comunicar de forma mais eficaz; criar uma imagem corporativa positiva; e auxiliar no processo de planejamento estratégico e das decisões corporativas. Não é difícil criar um relatório comercial e ele pode ser a chave para o futuro sucesso da empresa, se feito corretamente.

Instruções

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    Determine o escopo para o seu relatório comercial, também conhecido como o propósito da composição. Segundo Alan Thompson, autor de vários livros de negócios, muitas empresas cometem o erro de fazer seus relatórios muito genéricos ou muito vagos. Para evitar isso, certifique-se de que o escopo do seu relatório comercial esteja alinhado com os objetivos estratégicos da empresa.

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    Determine o seu público-alvo ou quem serão as principais pessoas que lerão o seu relatório comercial. Quando for produzi-lo, você terá que escrever em uma voz direcionada ao público-alvo. Algumas considerações a ter em mente ao determinar o seu público são o nível de educação, a posição da empresa, a capacidade de tomada de decisão, o conhecimento do tema e as informações demográficas dos seus leitores.

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    Reúna sua pesquisa. Depois de ter definido o escopo e o público-alvo, reúna todas as pesquisas que você tem que apoiam o seu relatório. Dependendo do tema do relatório comercial, podem ser feitas referências a demonstrações financeiras da empresa e números de vendas, estudos de mercado, investigação concorrente, processos internos, entrevistas ou vantagens competitivas.

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    Estruture seu relatório. Analise as pesquisas e informações que apoiem o propósito do seu relatório. Crie um esboço que inclua uma introdução, um sumário executivo, as questões-chave, as evidências de suporte, as percepções, conclusões e recomendações.

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    Escreva o relatório comercial. Primeiro, escreva a introdução e o sumário executivo, em que você definirá o problema que espera resolver, indicará o seu propósito e descreverá seus objetivos. Em seguida, escreva uma seção que descreva os principais problemas e as evidências de suporte. Faça referência à pesquisa e aos recursos identificados no passo 3. Destaque quaisquer ideias-chave que você encontrou ao analisar os dados para o relatório, depois escreva uma seção incluindo suas conclusões. Por fim, forneça uma lista de próximos passos recomendados após o público-alvo ter lido o relatório.

Dicas & Advertências

  • A forma como você escreve é tão importante quanto o que será escrito. Ao criar o seu relatório comercial, use uma linguagem simples e concisa. Escreva na voz ativa e não inclua nenhuma informação desnecessária apenas para preencher espaço.
  • Inclua gráficos e recursos visuais, como mapas, gráficos e imagens para tornar seu relatório comercial visualmente mais atraente e fácil de ler.