Como criar um "script" DiskPart

Escrito por jim campbell | Traduzido por marco aurelio zancan
Como criar um "script" DiskPart
Criação de scripts para discos rígidos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

A função DiskPart do Windows XP e Windows Server 2003 permite gerenciar partições no disco rígido. Você pode utilizar esse programa em scripts, para formatar e particionar discos, associar letras a eles ou simplesmente imprimir informações sobre um disco rígido. Um arquivo Windows ".BAT" é utilizado para executar o arquivo de script DiskPart.

Instruções

  1. 1

    Clique na janela “Iniciar” do Windows e digite “notepad”, na caixa de pesquisa. Pressione “Enter”, para abrir o "Bloco de Notas" do Windows.

  2. 2

    Ative o disco que você pretende particionar no disco rígido. Adicione o seguinte script:

    select disk 0

    Cada disco possui um número. O disco primário é definido com um 0 e o próximo disco associado é definido como 1. Ao usar o comando “select” (selecionar), o programa DiskPart executa todos os comandos subsequentes nesse disco.

  3. 3

    Crie o particionamento no disco. O seguinte código particiona e ativa o disco:

    create partition primary size=10000

    O tamanho na declaração é em megabytes. Nesse exemplo, a partição é definida em 10.000 megabytes (10 gigabytes).

  4. 4

    Associe uma letra de volume. Usa o comando "assign" (associar) sem nenhum parâmetro para associar a próxima letra disponível ao volume. Adicione o seguinte código ao script:

    assign

  5. 5

    Salve o arquivo e adicione a extensão de arquivos ".bat". Isso permite executar o script via linha de comando do Windows ou via sistema MS-DOS em um computador que ainda não tenha o Windows instalado.