Mais
×

Como criar a soma parcial em uma consulta do Access

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

No Access, a soma parcial é uma consulta que reúne os dados gravados em um grupo ou em um relatório completo, ou seja, ela o possibilita encontrar o total de um grupo específico de variáveis, como dinheiro, inteiro ou porcentagens. Para criar e executar essa consulta, deve-se digitar a função DSoma() que solicitará ao Access a criação da soma parcial de um grupo determinado.

Instruções

  1. Abra o banco de dados desejado e crie uma nova consulta. Adicione a tabela "Ordens". Abaixo da aba "Projeto", clique em "Totais" abaixo do grupo "Mostrar/Ocultar".

  2. Vá até a primeira coluna da grade de consulta e digite a variável que deseja que o campo seja agrupado na caixa "Campo". Digite "Agrupado por" na caixa "Total" e digite "Sim" na caixa "Mostrar".

  3. Vá para a segunda coluna da grade de consulta e digite a variável que queira totalizar na caixa "Campo". Digite "Soma" na caixa "Total" e, mais uma vez, digite "Sim" na caixa "Mostrar".

  4. Digite a função DSoma() na caixa "Campo" na terceira coluna. A função deve seguir este formato:

    RunTot: Format (DSoma("variável","variável","[variável]<=" & [variável] & ""), "formato para o campo").

    Digite "Expressão" na caixa "Total" e "Sim" na caixa "Show". Execute a pesquisa e procure pela soma parcial no campo "RunTot".

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article