×
Loading ...

Como criar tilápias em tanques que ficam dentro de estufas

Atualizado em 17 abril, 2017

As tilápias são um dos melhores peixes "comida" e proporcionam sustento em uma escala massiva para o mundo. Conhecidas pelo seu sabor e pela ampla difusão, esses peixes são uma excelente escolha para serem criados em tanques dentro de estufas. Independentemente se você é um criador experiente ou um simples entusiasta, a criação de tilápias em tanques dentro de estufas pode ser realizada por qualquer pessoa com um pouco de preparo.

Instruções

A tilápia é reconhecida pelo seu sabor (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Coloque seu aquário dentro de uma estufa que não fique diretamente na luz solar ou na sombra. Nela, procure uma faixa de temperatura ambiente entre 26 e 32º C, fazendo com que proporcione uma condição mais estável para a água, na faixa dos 25 a 30º C.

    Loading...
  2. Coloque o seu aquário na posição identificada e encha-o com água de torneira. Deixe-o descansar por uma semana, de maneira a destruir a química proveniente nesse tipo de líquido. Um exemplo é o cloro, que pode matar suas tilápias.

  3. Despeje o cascalho no tanque e crie uma superfície plana no fundo. Coloque o filtro de água dentro desse substrato e prenda a saída de ar no canto do aquário. Certifique-se que o filtro forneça oxigênio suficiente para um tanque de 120 litros, que deve servir para até quatro tilápias. Fixe as raízes das suas plantas de plástico no cascalho, que não precisarão de manutenção, para que os peixes tenham alguns locais para se esconderem.

  4. Prenda um termômetro digital no seu tanque e garanta que a temperatura permaneça na faixa dos 25 a 30º C. Cheque semanalmente o nível do pH da água, assegurando-se que fique entre 7 ou 6.

  5. Você pode pescar sua tilápia (de qualquer tamanho) na própria natureza ou comprar alevinos em uma loja especializada por um preço justo. Uma vez por dia, alimente-as com comida do tipo pelota, deixando uma pitada por peixe. Semanalmente, retire as algas das paredes do tanque com um depurador apropriado, evitando o acúmulo. A água tropical é bem suscetível a esse tipo de criação.

  6. Faça seus peixes crescerem até que estejam grandes suficientes para serem comidos (pelo menos 14 cm). Para alcançarem esse comprimento, se forem alevinos, demorará cerca de 16 meses. Se você planeja continuar a criar os peixes, talvez seja interessante selecionar alguns para procriarem, de forma que existam novos alevinos.

Loading...

O que você precisa

  • Tanque de 120 L
  • Cascalho
  • Plantas artificiais
  • Tiras de pH
  • Termômetro digital

Referências

Loading ...
Loading ...