×
Loading ...

Como criar vermes-de-sangue para alimentar peixes de aquário

Atualizado em 17 abril, 2017

Os vermes-de-sangue são uma comida viva corriqueira, nutritiva e inofensiva que pode ser dada para muitos peixes de aquário. Eles são muito comuns em lagos e lagoas, e podem ser facilmente capturados ou obtidos vivos em lojas de produtos para aquários e lojas de iscas. Os vermes-de-sangue de cativeiro requerem muito pouca manutenção e alimentação, além de poderem ser criados dentro ou fora de casa, em simples recipientes tampados. Grandes quantidades de vermes-de-sangue podem se desenvolver a partir de uma única fornada de ovos e múltiplas fornadas podem ser criadas simultaneamente, com pouca dificuldade a mais.

Instruções

Alimente seus peixes de aquário com comida viva (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

    Como criar vermes-de-sangue dentro de casa

  1. Procure por ovos de vermes-de-sangue em corpos de água estagnada, eles são bolhas de lodo esverdeadas, com dezenas a centenas de pequenos ovos parecidos com pontinhos. Em águas rasas, verifique as porções submersas de gramíneas ou galhos, para ver se encontra bolhas de ovos.

    Loading...
  2. Transfira as bolhas de ovos para um recipiente à prova d'água, como uma caixa de sapato plástica ou um pequeno aquário. Encha o recipiente com água e cubra com uma tampa ou um pano escuro, pois os vermes-de-sangue prosperam na escuridão. Espere de dois a quatro dias até os ovos chocarem.

  3. Providencie pequenas quantidades de esterco de galinha ou cavalo, três gramas de comida para cada mil ovos é o ideal. Alimente os vermes-de-sangue com intervalos de dois a seis dias e acompanhe o tamanho deles durante a alimentação.

  4. Para manter a qualidade da água, troque-a semanalmente, substituindo de dez a vinte por cento do volume de água do recipiente. Armazene a água da troca em recipientes abertos de um a dois dias antes de efetuar a reposição, pois isso permite que o cloro preso na água se dissipe naturalmente.

  5. Recolha os vermes-de-sangue quando atingirem o tamanho de aproximadamente 2,5 centímetros. Utilize uma escumadeira de tela fina para coletar os vermes-de-sangue da água durante a noite, quando estão mais ativos. Você pode dá-los ainda vivos para os peixes ou, se quiser armazená-los por um longo tempo, congele-os.

  6. Utilize ou congele todos os ovos chocados dentro de duas semanas, se forem mantidos dentro de casa, pois eles começam a entrar em estado de pupa nessa idade e eventualmente emergirão como quiromídeos adultos (insetos voadores). Retire qualquer pupa que encontrar no recipiente e descarte-a do lado de fora.

    Como atrair e criar vermes-de-sangue do lado de fora

  1. Enterre até a borda um recipiente à prova d'água aberto (como uma tigela de plástico), próximo a uma árvore que faça sombra. Encha o recipiente com água e coloque algumas folhas caídas dentro dele.

  2. Dê um tempo para que o recipiente atraia os vermes-de-sangue; ou então, coloque ovos ou vermes-de-sangue vivos diretamente dentro dele. Reponha a água evaporada regularmente. Faça trocas semanais de água, substituindo de dez a vinte por cento do volume de água do recipiente por água sem cloro.

  3. Verifique o recipiente diariamente e retire qualquer larva de mosquito com uma escumadeira de tela fina, a larva de mosquito flutua, enquanto o verme-de-sangue afunda.

  4. Recolha os vermes-de-sangue passando as folhas afundadas por um filtro ou uma peneira. Segure o filtro ou a peneira contra a superfície da água e deixe as folhas secarem lentamente. Os vermes-de-sangue tentarão ir para a água, mas ficarão presos no filtro. Retire as folhas e utilize ou congele os vermes-de-sangue.

Loading...

Dicas

  • Enxágue os vermes-de-sangue com água antes de dá-los aos peixes.
  • Os quiromídeos adultos são um estorvo dentro de casa, mas são neutros ou benéficos do lado de fora; por isso, os vermes-de-sangue em estado de pupa nos recipientes fora de casa não devem ser removidos. Coloque um graveto dentro de um recipiente do lado de fora, para encorajar os quiromídeos a colocar ovos no recipiente e rapidamente aumentar a população de vermes-de-sangue.

O que você precisa

  • Recipiente à prova d'água
  • Pano escuro
  • Esterco de galinha ou cavalo
  • Escumadeira com tela fina
  • Filtro ou peneira

Referências

Loading ...
Loading ...