O que são as criaturas do filme "Tentáculos"?

Escrito por robert vaux | Traduzido por mayara leal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

"Tentáculos" foi um filme de ação, terror e comédia lançado no início de 1998, da Hollywood Pictures. Trata-se de um navio de cruzeiro de luxo atacado por criaturas marítimas monstruosas que devoram os passageiros e tripulantes. Um bando de piratas chega com a intenção de afundar o navio, porém são capturados em uma batalha de vida ou morte com as criaturas. Apesar de ser uma trama completamente inventada, os monstros do filme são baseados em aspectos biológicos, bem como trabalhos anteriores de terror.

Outras pessoas estão lendo

Um monstro

A maior parte do filme retrata os monstros como vermes carnívoros ou tentáculos que emergem da água para arrancar a carne dos ossos de suas vítimas. Durante o clímax, os heróis descobrem que todos os tentáculos são de uma única criatura: um gigantesco monstro marinho parecido com um polvo escondido no meio do navio. Segundo a mitologia do filme, o monstro veio do fundo do oceano, de uma vala profunda, nunca explorada pelo homem.

O Ottoia

Em um ponto do filme, o antagonista especula que o monstro do mar pode pertencer à família Ottoia: vermes marinhos pré-históricos que usavam seus espinhos ou dentes ​​para engolir suas vítimas. Os vermes Ottoia viveram durante a era Cambriana, no Folhelho Burgess, perto da Colúmbia Britânica, no Canadá. As criaturas reais eram muito menores do que o monstro descrito no filme.

Cefalópodes

Quando o monstro do mar finalmente aparece, ele realmente se assemelha mais à classe de cefalópodes que a um verme do mar. Cefalópodes incluem moluscos marinhos como polvos, lulas e chocos. Como outros desta classe, o monstro do mar possui tentáculos e uma estrutura interna flexível, permitindo que ele se esprema através de fendas estreitas. Cefalópodes também têm os mesmos hábitos alimentares básicos do monstro do mar: usam o suco digestivo para separar a carne do osso ou da concha de sua presa e então ejetam os componentes indigeríveis.

Howard Phillips Lovecraft

Embora seja essencialmente um terror/comédia, o filme "Tentáculos" tem uma dívida com uma tradição muito mais sombria de horror. Na década de 1920, o autor H.P. Lovecraft criou um grupo de monstros que moravam nas profundezas do mar ou do espaço: não absolutamente maus, mas tão de outro mundo que os conceitos de moralidade não se aplicavam a eles. O universo refletia as suas sensibilidades muito mais do que as sensibilidades das pessoas e as implicações de sua existência foram suficientes para conduzir os homens à loucura. A obra de Lovecraft representou uma transição de antigas tradições românticas de horror às sensibilidades mais modernas e existencialistas. Os criadores de "Tentáculos" usaram suas obras como inspiração para o seu monstro, que tem uma estreita semelhança com muitas das criações de Lovecraft.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível