×
Loading ...

Crie atividades de decifrar códigos para seus alunos

Atualizado em 17 abril, 2017

Use códigos secretos como uma atividade para crianças, que além de divertida pode ajudar também no desenvolvimento de habilidades analíticas e lógicas. Estudantes irão curtir decodificar as mensagens secretas e provavelmente vão querer inventar seus próprios códigos para escrever cartas para os amigos. Comece a diversão com uma folha de atividades de código secreto simples. Você pode acabar gostando de escrever em códigos tanto quanto as crianças!

Instruções

Crie uma folha de atividade com diferentes tipos de código (George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)

    Faça uma folha de atividades de código secreto

  1. Proponha diversos códigos diferentes. Faça um código de deslocamento escrevendo todas as letras do alfabeto em uma linha na vertical e escreva as mesmas letras na segunda linha, porém em ordem diferente. Por exemplo, você pode colocar a letra "a" em 8º lugar, equivalente à letra "h" da primeira linha", e, então, continue escrevendo as letras na ordem alfabética. Esse é um código de deslocamento no qual o alfabeto foi mudado de ordem por sete lugares. A letra "t" deve aparecer no primeiro lugar, ao lado da letra "a" na primeira linha. Codifique uma mensagem trocando cada letra da linha um pela linha dois. "A" será "t" e "h" será "a". A mensagem "Hoje é sábado" aparecerá como "Ahcx x ltutwh".

    Loading...
  2. Faça mais alguns códigos diferentes antes de finalizar sua folha. Tente um código de número no qual cada número equivale a uma letra. Você pode simplesmente designar para a letra "a" o número 1, "b" número 2 e assim sucessivamente. Ou ainda atribua o número 1 para a letra "q" e número 2 à letra "r" e assim por diante. Atribuindo os números às letras em ordem crescente, não importando em qual ordem você irá começar, fará o código mais fácil para as crianças decifrarem. Códigos com substituições aleatórias são muito mais difíceis de decifrar que qualquer uma das técnicas descritas aqui. Nesse tipo de codificação, cada letra é substituída por um número ou letra sem obedecer a ordem alfabética ou numérica. Por exemplo, "a" vira "c", "b" passará a ser "s" e assim vai. Você também pode estabelecer uma substituição por códigos, no qual você troca cada letra por uma imagem ou um símbolo.

  3. Escreva diversas mensagens codificadas para cada código que você fizer na sua atividade. Use o código de deslocamento, o numérico e, para adicionar um certo desafio, insira o de substituição aleatória. Dependendo do nível de seus estudantes, você poderá dar algumas dicas, como o número de unidades do alfabeto que foi deslocada em cada código. Quando não são dadas dicas, eles podem começar a decifrar o código olhando as mensagens com as palavras de uma ou duas letras, assim como procurando por letras repetidas numa palavra. Essas palavras os ajudarão a resolver o código. Por exemplo, uma palavra de uma letra tem que ser "a", "o" ou "e". Tire cópias do material completo num papel colorido para chamar a atenção.

  4. Deixe os estudantes escreverem seus próprios códigos quando eles decodificarem as mensagens da sua atividade. Eles podem praticar escrevendo o código de deslocamento, mas eles podem curtir mesmo é inventar símbolos misteriosos para uma substituição aleatória. Permita que os estudantes troquem seus códigos com os colegas para ampliar a prática de decodificação.

Loading...

O que você precisa

  • Papel
  • Caneta
  • Fotocopiadora

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...