×
Loading ...

Crie a sua própria máscara de Carnaval

Creatas/Creatas/Getty Images

Introdução

As máscaras são um dos elementos protagonistas do Carnaval. Podem ser lisas, coloridas, grandes ou cobrir apenas os olhos. Em matéria de máscaras, a criatividade não tem limites. Você gostaria de criar a sua própria máscara para pular o Carnaval? Neste artigo, vamos ensinar você a fazer isso de forma fácil, prática e barata.

Martin Poole/Lifesize/Getty Images

Material necessário

Na hora de criar uma máscara, o único limite é a sua própria imaginação. Você vai precisar de papel cartão ou cartolina para a base, que também pode ser modelada com papel machê. Reserve um pedaço de elástico suficientemente grande para prendê-la na sua cabeça ou uma varinha ou palito de madeira para poder segurá-la com as mãos. Você também vai usar cola, tesoura e elementos para decorar a máscara, conforme explicaremos nos próximos eslaides.

Mario Tama/Getty Images News/Getty Images

Crie a forma da sua máscara

Você quer fazer uma careta que cubra todo o seu rosto? Ou prefere uma máscara sugestiva que emoldure apenas os seus olhos? O primeiro passo para ter a máscara que você deseja é decidir o formato da base. Você pode inspirar-se na forma de um animal, de estrela, de sol, de lua ou o que você quiser. Um dos segredos para produzir uma máscara que vai fazer sucesso em todos os bailes de Carnaval é a originalidade do desenho e do formato. Faça um esboço com lápis antes de começar a recortar o material que você escolheu para ser a base da máscara. Calcule o espaço dos olhos, do nariz e da boca, caso a sua máscara seja para cobrir todo o rosto. Ou meça o tamanho do rosto e a posição dos olhos, se a sua intenção é fazer uma máscara que esteja apenas ao redor dos olhos. O importante é que ela seja cômoda e que tenha o tamanho certo para o seu rosto.

Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images

Lantejoula

Um dos elementos típicos de toda máscara de Carnaval é o brilho. Componente indispensável na maquiagem e nas fantasias dos passistas das escolas de samba, o brilho é sinônimo de Carnaval. Por isso, use e abuse de lantejoulas, vidrilhos, glitter e outros acessórios com brilhos para fazer a sua máscara se destacar. Você pode conseguir esse tipo de material em qualquer loja de fantasias ou em papelarias, além de armarinhos de artes e artesanatos.

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Miçangas e contas

De plástico, madeira, vidro ou sementes, as contas ou miçangas são ideais para decorar a sua máscara e dar a ela um toque especial. Você pode consegui-las em lojas de artesanato. Também é possível substituí-las por botões coloridos de diversos formatos e cores. Até mesmo balinhas de goma podem servir para você decorar a sua máscara! Ou, se você quiser uma opção original, pode pintar grãos de feijão ou outras sementes para usar como acessórios na decoração da sua máscara.

Comstock/Comstock/Getty Images

Papel colorido

Se você quer dar um visual bem alegre e chamativo, use recortes de papel colorido para customizar a sua máscara. Corte papéis de diferentes cores, tamanhos e texturas e cole na base da máscara. Você também pode cortar o papel que recobrirá a extremidade da máscara em tirinhas paralelas, para que a máscara fique com franjas nas pontas.

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Plumas

Você quer que a sua máscara seja glamourosa como a das rainhas das escolas de Samba? Então, use e abuse das plumas! Você pode enfeitar a sua máscara com plumas de uma só cor ou fazer uma combinação de vários tons. Todos vão notar a sua máscara nos bailes de Carnaval e nos blocos de rua!

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Pintura colorida

Utilize tinta colorida para decorar a sua máscara e criar desenhos e formas, ou para dar os detalhes finais. Você pode usar aquarela, canetinha, lápis de cor, tinta acrílica ou o material que você tiver para pintar a base da sua máscara. O ideal é escolher os tons que mais se adequem ao estilo de máscara que você está criando ou que mais combine com a fantasia que você pretende usar no Carnaval.

Comstock/Comstock/Getty Images

Usando a imaginação

Pense, invente, crie. Como você quer que seja a sua máscara? Cheia de brilhos e miçangas coloridas, ou talvez uma reprodução do rosto do seu super-herói favorito? A criação é sua e por isso vale tudo. Você só precisa seguir a sua imaginação e colocar as mãos à obra!

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Cole e monte a sua máscara

Agora que você já reuniu o material e já sabe o estilo que quer dar à sua máscara, é hora de começar a decorá-la. Use a cola para aderir os acessórios que você tem à mão. Procure divertir-se enquanto segue o desenho que você projetou na sua mente. E não desista caso algo não saia como você imaginou. Afinal de contas, no Carnaval vale tudo!

Creatas/Creatas/Getty Images

Hora de pular o Carnaval!

Espere até que a sua máscara se seque por completo e prove-a sobre o seu rosto. Enfim chegou a hora de aproveitar o Carnaval. Mostre a sua obra-prima para familiares e amigos. Se for uma máscara de terror, aproveite para pregar um susto em alguém! Com certeza eles vão entrar na brincadeira e talvez até queiram produzir outras máscaras com a sua ajuda para organizar um baile de máscaras!