Como criptografar seu pendrive USB usando o TrueCrypt

Escrito por jason artman | Traduzido por milene hermenegildo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como criptografar seu pendrive USB usando o TrueCrypt
Proteja os dados do seu pendrive (Jeffrey Hamilton/Digital Vision/Getty Images)

TrueCrypt é um programa de criptografia livre que permite disfarçar o conteúdo de um arquivo ou um dispositivo de armazenamento inteiro em dados aleatórios. O TrueCrypt só revela os arquivos criptografados quando fornecer sua senha mestre. A criptografia de arquivos é particularmente útil para pequenos dispositivos de armazenamento, como pendrives USB, que são particularmente propensos a roubo. Depois de criptografar o pendrive com o TrueCrypt, o roubo de um pendrive não irá resultar no comprometimento de dados, porque o ladrão não será capaz de ler o seu conteúdo.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Baixe o instalador do TrueCrypt no site do desenvolvedor (veja o link em "Recursos"). Clique duas vezes no instalador e siga as instruções para instalar o TrueCrypt no computador.

  2. 2

    Insira o pendrive USB. Mova o seu conteúdo para uma pasta no seu disco rígido temporariamente. O TrueCrypt não criptografa automaticamente os arquivos existentes no pendrive.

  3. 3

    Clique duas vezes no ícone do TrueCrypt na área de trabalho para iniciar o programa.

  4. 4

    Clique no botão "Criar Volume". Uma janela chamada "Assistente de criação de volume do Truecrypt" aparecerá.

  5. 5

    Selecione a opção "Criar um contêiner de arquivo criptografado" e clique em "Avançar".

  6. 6

    Selecione o botão "Volume padrão do Trucrypt" e clique em "Avançar".

  7. 7

    Clique no botão "Selecionar Arquivo". Navegue até o pendrive. Digite um nome de arquivo como "Volume Criptografado" e depois clique no botão "Salvar". Clique em "Avançar".

  8. 8

    Clique no menu drop-down em "Algoritmo de criptografia," e selecione o algoritmo que gostaria de usar para encriptar arquivos. O TrueCrypt usa o algoritmo AES por padrão. Clique em "Avançar".

  9. 9

    Digite um número no campo "Tamanho do volume" e clique em um botão, como "GB", para indicar a quantidade de espaço no pendrive que gostaria de dedicar ao volume criptografado. Clique em "Avançar".

  10. 10

    Digite e redigite a senha que pretende usar quando acessar o volume criptografado. Clique em "Avançar".

  11. 11

    Mova o cursor do mouse pela tela aleatoriamente por alguns segundos para gerar um hash de criptografia e clique no botão "Formatar" para criar o volume criptografado no pendrive. Isso pode levar vários minutos.

  12. 12

    Clique em "OK" e "Próximo" para voltar à janela principal do TrueCrypt quando o processo de criptografia estiver completo.

  13. 13

    Clique no botão "Selecionar Arquivo". Localize o volume criptografado que criou no pendrive e dê um duplo clique nele.

  14. 14

    Clique em uma letra no topo da janela do TrueCrypt para indicar a letra da unidade que gostaria de atribuir ao volume criptografado e em seguida clique no botão "Montar" na parte inferior da janela.

  15. 15

    Digite sua senha para o volume criptografado e pressione "Enter".

  16. 16

    Abra o menu Iniciar e clique em "Computador". Clique duas vezes na letra da unidade que selecionou na seção 14. Use esta letra de unidade ao substituir arquivos que foram removidos do pendrive. O TrueCrypt criptografará os arquivos automaticamente.

Dicas & Advertências

  • Sempre mantenha vários backups de dados importantes caso a cópia principal se perca ou for roubada ou em caso de falha de hardware.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível