Crista de galinha para dor no joelho

Escrito por rebecca boardman | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Crista de galinha para dor no joelho
A articulação do joelho é propensa a desenvolver artrite (Courtesy of orthopedics.com)

A artrite é uma das queixas mais comuns ouvidas pelos médicos ortopedistas. O joelho é particularmente suscetível a essa doença deformadora, na qual a cartilagem que cobre a articulação do joelho é lentamente corroída por completo, deixando um osso atritando dolorosamente no outro. Tratar a osteoartrite do joelho sempre foi algo complicado, já que uma vez estabelecida, não tem cura.

Uma das mais recentes descobertas na área é o uso do ácido hialurônico, que se origina da crista da galinha. Ao injetar a substância na articulação do joelho, o corpo a utiliza como uma forma de bio-lubrificante, cobrindo os ossos e permitindo que eles deslizem suavemente um sobre o outro, ao invés de se ralarem.

Outras pessoas estão lendo

Importância

O alívio oferecido pelo ácido hialurônico, também conhecido por synvisc, é a parte mais importante da injeção. Ao construir um estoque de synvisc ao longo de algumas semanas, o corpo começa a incorporar o fluido nos espaços da articulação do joelho, preenchendo-os com o fluido escorregadio, que então serve como uma cartilagem substituta temporária. A rótula do joelho, que precisa deslizar na cavidade inferior do osso femural para que o joelho se flexione de maneira adequada, pode se mover suavemente sobre a extremidade do osso, como fazia antes da artrite consumir a cartilagem saudável. Isso elimina a dor, o que é o resultado mais importante das injeções.

Outro resultado significativo dessa injeção é o adiamento ou cancelamento da necessidade de cirurgia. Em alguns casos, os pacientes podem continuar as injeções de synvisc e nunca terão de ter o joelho operado para aliviar a dor.

Administração

O derivado da crista da galinha, synvisc, vem em forma líquida. A injeção pode ser dada no paciente no consultório de seu médico. O joelho será limpo e uma solução antisséptica será aplicada no local da injeção. Em alguns casos, um analgésico pode ser aplicado na região, pois a agulha usada para injetar o synvisc é muito grossa, às vezes chegando a um milímetro de diâmetro. A agulha é inserida no meio da articulação do joelho, e o synvisc, geralmente em uma grande quantidade, é lentamente inserido no espaço abaixo da rótula.

A injeção é desconfortável e o paciente precisa descansar por dois dias após a aplicação para permitir a absorção do medicamento e dar tempo à articulação para curar-se. O procedimento será feito uma vez por semana por cinco semanas, período no qual o efeito total da medicação deve ser sentido.

Duração

A duração dos efeitos do synvisc varia. Assim como não existem dois pacientes iguais, esse tratamento nunca afetará duas pessoas exatamente da mesma maneira, mas os testes têm sido promissores. Em alguns casos, as injeções de synvisc tiveram o efeito de um ano ou mais. Nesses casos, o paciente pode simplesmente retornar para uma aplicação adicional quando o corpo tiver absorvido a medicação - retardando a cirurgia por tempo indeterminado. Na maioria dos casos, os pacientes veem o alívio proporcionado pelo synvisc diminuir progressivamente entre seis meses a um ano, e precisam retornar para mais aplicações.

Para alguns pacientes, não há alívio com as injeções de synvisc, e a cirurgia pode ser a única opção. Mas, para aqueles que sofrem de osteoartrite terminal, certamente vale a pena tentar a injeção antes de uma grande cirurgia ser realizada.

Mitos

Um dos enganos mais comuns sobre a injeção de synvisc é de que é uma cura para a osteoartrite. Não é, pois não existe cura para a artrite. Uma vez que os ossos do paciente deterioraram ao ponto em que essas injeções são necessárias, não há cura. O dano a esse ponto já foi feito, e agora o paciente simplesmente lida para conter a progressão da doença e diminuir a dor.

Perder peso, comer alimentos ricos em cálcio, como brócolis e espinafre, realizar exercícios físicos adequados e fazer fisioterapia são passos que podem e devem ser realizados enquanto se toma injeções de synvisc. Mas lembre-se de que essa não é uma cura permanente - apenas um alívio.

Advertências

Existem suplementos à base de ácido hialurônico atualmente, alguns inclusive que não precisam de prescrição médica, para uso veterinário. Não tente tratar-se por conta própria com esses produtos. Beber líquidos à base de ácido hialurônico pode ou não ajudar a longo prazo, mas algumas pessoas cometem o erro de pensar que podem injetar a si mesmas com os produtos que são feitos para animais. Esse pode ser um erro letal. Não apenas você estará se arriscando a ter uma infecção na articulação ao usar um produto não aprovado para uso humano, como também pode perder seu membro por causa da infecção, e até perder sua vida. Você só deve se submeter a injeções de qualquer medicação em seu joelho aplicadas por um médico. O risco é muito grande.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível