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Como fazer cristais de sal e açúcar na sala de aula

Atualizada March 23, 2017

Existem diversos projetos de ciências para ensino médio que ficam marcados na memória dos alunos. Um deles é sobre cristais. Se sua turma está aprendendo sobre cristais, solventes e soluções, uma boa maneira de ilustrar o conceito é fazer com que os alunos criem um cristal que cresce diante de seus olhos. Alguns professores usam açúcar, outros usam sal, e alguns usam ambos para comparar os resultados. Para esse experimento, o solvente será água quente e a substância será sal ou açúcar. O cristal se formará conforme o resfriamento da solução.

Instruções

O açúcar pode ser dissolvido e reconstruído em forma de cristais em palitos ou barbante (sugar image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)
  1. Ferva duas xícaras de água e adicione quanto for possível de sal ou açúcar. Mexa a solução e continue adicionando até que pare de dissolver. Quando o sal ou açúcar começar a acumular no fundo do pote fervente, é sinal que a solução está super saturada.

    Ferva a água para que seja mais fácil dissolver o sal ou o açúcar (boiling water 2 image by Christopher Hall from Fotolia.com)
  2. Prenda a ponta do barbante ao peso de cobre. O barbante escolhido é importante. Os cristais se prenderão a ele e se formarão com mais facilidade em uma fibra natural do que em uma sintética. Algodão ou lã funcionam bem.

    Fibras naturais funcionam melhor na formação de cristais (string image by Edsweb from Fotolia.com)
  3. Prenda a outra ponta do barbante em um lápis e mergulhe o peso e o barbante no líquido. Os cristais se formarão conforme a solução evapora, deixando o açúcar e o sal. Os alunos poderão fazer observações sobre o crescimento do cristal, visto que o processo poderá demorar vários dias.

    O lápis servirá como suporte para o barbante, mantendo-o tensionado (pencil image by AGphotographer from Fotolia.com)
  4. Varie o experimento. Prepare diversos potes com a mesma solução (pode ser sal, açúcar ou ambos). Deixe alguns resfriando em temperatura ambiente. Coloque outro na geladeira para desacelerar o processo de evaporação. Ponha outro em um ambiente com temperatura levemente elevada. Faça uma comparação entre os resultados para determinar em qual dos ambiente os cristais cresceram melhor. Compare o crescimento dos cristais de sal ao dos de açúcar e veja qual cresce mais e com maior rapidez..

  5. Peça para os alunos anotarem a quantidade exata de sal ou açúcar usada antes da solução se tornar saturada. Varie o experimento não fervendo a água e simplesmente dissolvendo o açúcar ou o sal em temperatura ambiente. Compare os resultados com aqueles obtidos fervendo a água.

  6. Faça um doce em forma de pedra dissolvendo o açúcar em água fervente e usando a colher de madeira no lugar do barbante. Para fazer doces coloridos adicione corante alimentício ao açúcar antes de dissolvê-lo na água. Se desejar fazer mais de um doce, use um vidro para cada um.

Coisas Necessárias

  • Sal
  • Açúcar
  • Barbante
  • Peso de chumbo
  • Lápis
  • Pote de vidro
  • Colherzinhas de café de madeira
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