×
Loading ...

Como fazer crochê em uma agulha de ponta dupla

Atualizado em 20 julho, 2017

Várias pessoas usam uma agulha tradicional de crochê tunisiano, uma mistura de agulha comum e agulha de tricô, para criar um tecido denso com pontos tunisianos simples ou tricô. Uma agulha de duas pontas tem aproximadamente 35 cm e um gancho em cada ponta. O tecido criado com essa agulha será reversível e virado no fim de cada carreira, diferente do que acontece com agulhas tunisianas comuns. Fazer crochê com uma agulha de ponta dupla pode ser difícil, mas aqueles com mais experiência podem aproveitar esse desafio.

Instruções

Aprender a fazer crochê com uma agulha de ponta dupla pode ser um desafio (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

    Começando

  1. Faça um nó com a linha A e coloque-o na ponta da agulha. Faça uma correntinha de base comum com a linha A. Para essa amostra, faça 21 pontos corrente usando seu método de preferência.

    Loading...
  2. Insira a agulha no segundo ponto corrente. Faça uma laçada e puxe a linha para que hajam duas laçadas na agulha. No ponto tunisiano básico ou tricô, todas as laçadas permanecerão na agulha. Insira a agulha na próxima corrente, faça uma laçada e puxe-a atravessada até que fique na agulha. Continue fazendo isso em cada ponto corrente até que chegue no fim da carreira. Você deve ter 20 laçadas na agulha.

  3. Passe a carreira para a ponta oposta da agulha. Vire a agulha. Para evitar que as duas cores de linha se enrolem, coloque o novelo da linha A à sua direita e o da linha B à sua esquerda.

  4. Faça um nó com a linha B. Coloque o nó na agulha no fim da carreira de pontos. Puxe-o abaixo da primeira laçada na agulha.

  5. Com a linha B, faça uma laçada e puxe as próximas duas que estão na agulha. A nova laçada na agulha será da linha B. Continue trabalhando essas laçadas para fora da agulha com o mesmo processo. Repita até que uma laçada de linha B permaneça na agulha. Não vire.

    Ponto tunisiano tricô

  1. Agora você terá duas carreiras de pontos. Para começar o ponto tunisiano tricô, é preciso pular o primeiro ponto vertical e inserir a agulha abaixo do próximo ponto da linha A. Faça uma laçada com a linha B e puxe-a pela agulha. Insira a agulha no próximo ponto vertical, faça uma laçada e puxe-a para cima. Continue fazendo isso com as laçadas de linha B, deixando cada uma na agulha até o fim da carreira.

  2. Largue a linha B. Deslize os pontos para o lado oposto da agulha e vire-a.

  3. Pegue a linha A, faça uma laçada e puxe-a pela primeira laçada na agulha. Faça outra e puxe atravessando as próximas duas. Continue fazendo laçadas e puxando cordões de linha A atravessando as próximas duas laçadas na agulha até que tenha apenas uma sobrando. Não vire.

  4. Com a linha A, pule o primeiro ponto vertical (linha B) da carreira que acabou de terminar. Insira a agulha abaixo do próximo ponto vertical e faça uma laçada. Puxe-a para cima, mantendo-a na agulha. Continue até que tenha 20 laçadas de linha A na agulha.

  5. Continue os passos um a quatro da sessão dois, alternando as linhas e virando no fim de cada carreira. Vinte carreiras formarão uma amostra quadrada. Para finalizar, pare no fim de uma carreira do passo três. Pule o primeiro ponto vertical e então deslize cada ponto voltando na carreira. Corte a linha e use uma agulha de costura para esconder as pontas na peça finalizada.

Loading...

O que você precisa

  • Agulha de ponta dupla
  • Tesoura
  • Linha A (clara)
  • Linha B (escura)
  • Agulha larga

Referências

Loading ...
Loading ...