×
Loading ...

Como fazer o cronograma de uma produção cinematográfica

Atualizado em 17 abril, 2017

Para planejar uma filmagem é preciso esforço, mas é a parte mais importante desse processo. Um plano de sucesso e bem estruturado prepara o terreno para um bom filme. Fazer o cronograma de um filme envolve separar o roteiro e decidir quando filmar o quê. É o fator mais importante para fazer um filme funcionar e não sair do orçamento.

Instruções

O cronograma de filmagem é muito importante para a produção de um filme (Comstock/Stockbyte/Getty Images)
  1. Leia o roteiro várias vezes até entender a história completamente e pegar os menores detalhes de que pode precisar para fazer o cronograma da filmagem toda. Começando pela Página Um, separe o roteiro em cenas de oitavos de páginas (5/8, 1/8, etc.). Escreva cada valor nas margens esquerdas das páginas, onde se faz as linhas de corte de cena.

    Loading...
  2. Volte no roteiro e destaque todos os efeitos especiais, adereços e equipamentos grandes que serão necessários. Anote tudo isso para fazer o cronograma das cenas onde reaparecem consecutivamente a fim de economizar os custos da fase de orçamento.

  3. Abra um software de cronograma. Veja cada cena do roteiro e digite as informações: locação, interior/exterior, personagens envolvidos, itens especiais necessários (como um guindaste) e a duração da cena (calculada por oitavos de página). Digite todos essas informações, depois faça relatórios sobre a locação, elenco, equipamentos e assim por diante, para começar a ver os padrões.

  4. Agrupe as cenas primeiro de acordo com a locação, depois por elenco e equipamento e, por fim, por outros fatores. Faça o cronogramas de dia de acordo. A maioria das equipes de filmagem consegue filmar de 3,5 a oito páginas por dia, mas isso depende da produção em si, da dificuldade da cena e do diretor. Se não tiver certeza quanto ao ritmo de filmagem do diretor, pergunte, para ter um cronograma e orçamento mais exatos possíveis.

  5. Coloque todas essas informações no software de cronograma com os dias de folga. Cada dia deve mostrar quais cenas serão gravadas e o número de páginas. A versão estendida deve ter essas informações, assim como a dos personagens/elenco envolvidos e adereços/notas especiais. Pronto. Imprima as páginas e você terá o cronograma do filme.

Loading...

Dicas

  • Veja todos os equipamentos caros e outros itens de grande orçamento de que precisa para fazer o cronograma em sequência e economizar dinheiro.

Aviso

  • Saiba as leis trabalhistas ao fazer o cronograma para não infringir nenhuma delas e ser multado.

O que você precisa

  • Roteiro
  • Software de cronograma
Loading ...
Loading ...