Mais
×

Como fazer uma cruz com as proporções exatas

Atualizado em 17 abril, 2017

A cruz é um importante símbolo de Natal. O apóstolo Paulo disse, “Longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo”. As pessoas fazem cruzes com diversos tipos de materiais diferentes, de folhas de palmeiras até tábuas de madeira. A maioria das igrejas tem uma grande cruz no interior perto do púlpito. Construir uma cruz com as proporções adequadas pode ser feito com algumas ferramentas básicas.

Instruções

Uma cruz de madeira transmite aspectos simbólicos e históricos da vida cristã (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Determine o material, tamanho, espessura, estilo e característica da cruz que quer fazer. Você quer uma cruz rústica, velha ou uma versão mais moderna?

  2. Compre uma madeira que combine com o estilo e o tamanho da cruz que deseja. Mesmo não havendo uma regra absoluta, a largura da tábua de madeira em centímetros deve corresponder à altura total da cruz em metros. Por exemplo, uma cruz de 1,5 m de altura deve usar tábuas de 15 cm de largura. Para o interior da igreja, uma cruz de 4 m de altura por 2 m de largura é considerada apropriada.

  3. Corte a medida da madeira e marque a cruz onde os dois pedaços devem se cruzar. Para uma cruz de 4 m de altura, marque o centro da cruz na peça vertical a aproximadamente 1 m de distância do topo e a 3 m de distância da extremidade inferior. Marque o centro da peça horizontal no ponto médio da tábua a 1 m de distância de todas as extremidades.

  4. Coloque a peça horizontal no topo da peça vertical. Usando um lápis, marque na peça vertical onde os lados da horizontal se cruzam. Faça o mesmo com o lado inferior da peça horizontal da cruz. Isso marca onde a junta de sobreposição será feita.

  5. Corte ao longo das linhas de lápis até a metade do comprimento da madeira nas duas peças. Molde a madeira entre os cortes de serra com um martelo e cinzel, e depois lixe-a suavemente com uma grosa. As duas peças devem se encaixar confortavelmente.

  6. Aplique cola de madeira e junte os dois pedaços com peso em cima até que a cola tenha secado. Preencha qualquer lacuna na articulação com composto de juntas de madeira. Lixe e finalize como desejar.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Lápis
  • Madeira
  • Serra
  • Martelo
  • Cinzel
  • Grosa plana
  • Cola de madeira
  • Composto de juntas de madeira
  • Lixa
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article