Mais
×

Guia básico sobre cruzeiros: 10 coisas que viajantes devem saber

Getty Images/Blend Images RM

Introdução

Férias gastas num cruzeiro são o antídoto definitivo para o estresse. Feito para oferecer tudo o que você precisa num estalar de dedos, cruzeiros permitem que você se dê o luxo de não se preocupar com nada assim que você embarcar - isto é, além do que comer e de aonde apontar a sua câmera. A única parte difícil é escolher que tipo de cruzeiro é o correto para você e se certificar de que sabe o que esperar quando pisar a bordo.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O mundo todo nas suas mãos

Praticamente todo canto do mundo pode ser explorado por um transatlântico. Quer você queira ir de ilha em ilha pelo Caribe, observar as baleias no Alasca, visitar os pontos turísticos da Europa, fazer trilhas na América do Sul ou tomar banho nas águas quentes do Oceano Pacifico, existe um itinerário para você.

Steve Mason/Photodisc/Getty Images

Um navio para cada marinheiro

Um cruzeiro pode ser enorme, parecendo uma metrópole flutuante ou muito menor, com um ambiente mais intimo. Pense em que tipo de experiência você preferiria, assim como as opções de entretenimento e jantares disponíveis, antes de reservar a sua viagem.

Steve Mason/Photodisc/Getty Images

Quem levar

A maioria dos cruzeiros são feitos para todos os gostos; em outras palavras, você pode trazer quem quiser e, enquanto estiver lá, haverá alguma coisa para todo mundo. Se você estiver solteiro procurando por diversão, estiver em família em busca de diversão saudável, estiver com seu parceiro procurando por uma destino romântico ou em um grupo de idosos procurando por um pouco de paz e silêncio, vai encontrar o ambiente perfeito em um cruzeiro.

Creatas/Creatas/Getty Images

O que levar

A maioria dos cruzeiros gosta de manter as coisas num estilo casual, embora todos estejão convidados para se vestir nos trinques em noites formais, que são realizadas uma ou duas vezes por semana. Mantenha em mente que enquanto roupas de banho são a norma durante o dia, espera-se que os homens vistam calças longas na maioria dos jantares. Mas não há vergonha em levar umas calças esportivas para dar espaço para mais comida! Por fim, o convés de um navio é escorregadio - leve sapatos confortáveis tanto para a bordo, quanto para as caminhadas nos portos de destino.

Steve Mason/Photodisc/Getty Images

O que está incluído

Deixe sua carteira trancada em um cofre na sua cabine, porque quando estiver a bordo, você raramente vai precisar pagar por algo. Refeições e entretenimento para crianças e adultos estão quase sempre incluídos no preço das passagens, assim como o serviço de quarto.

Steve Mason/Photodisc/Getty Images

Dinheiro extra

Passeios diários, compras e bebidas alcoólicas exigem custos adicionais, então conte com gastos eventuais no orçamento da sua viagem. Também tenha em mente que a maioria das linhas de cruzeiro adicionam uma taxa diária de gorjetas para os funcionários. E embora os cruzeiros tenham wi-fi, conectar-se à internet utilizando um computador pessoal ou smartphone pode ser bem caro. Apenas mais uma desculpa para se desconectar da loucura do mundo exterior.

Steve Mason/Photodisc/Getty Images

Tanto para fazer, tão pouco tempo

Quase todos os cruzeiros têm uma quantidade incrível de opções de entretenimento. Se você quiser música ao vivo, espetáculos, atividades esportivas, compras, apostas, dança ou comédia, as chance são grandes de encontrar algo para mantê-lo ocupado de um amanhecer ao outro. Tente fazer reservas antes de embarcar ou no começo da viagem - a maioria das atividades tende a lotar rápido.

Steve Mason/Photodisc/Getty Images

Utilizando os funcionários

Como um convidado em um cruzeiro, você terá serviços ao seu dispor dia e noite - do diretor do cruzeiro, que certifica-se de que tudo esteja funcionando como um relógio, ao camareiro da cabine, que mantém seu quarto limpo e confortável, ao atendente dos serviços de hóspedes, que é a chave para todas as atividades divertidas. Você nunca vai precisar levantar um dedo. Afinal de contas, é para isso que servem as férias - abandonar as responsabilidades e se divertir.

Creatas/Creatas/Getty Images

Panorama de restaurantes

Uma das melhores coisas em cruzeiros é que eles possuem uma seleção extensa de pratos, incluindo fantásticos buffets de café da manhã, almoço e jantar. Quando você reserva uma viagem, vai ser pedido que você escolha a sua hora preferida para se alimentar, assim como o tamanho do seu grupo. Se o horário não estiver disponível, você vai ser colocado em uma lista de espera, que é fechada antes do embarque. Algumas vezes, em alguns navios, há restaurantes especializados onde os convidados pagam uma taxa extra por pessoa para jantar; reservas são recomendadas para esses restaurantes.

Creatas/Creatas/Getty Images

Sair ou não sair?

Quase qualquer itinerário que você escolher vai incluir pelo menos uma parada em um porto por dia. Você vai poder fazer pequenas excursões em cada uma delas. Pegue um táxi para um local histórico, se inscreva num grupo de excursão com o diretor do cruzeiro ou passe o dia todo descansando na praia. Mas se o que você realmente quer fazer é ficar no navio e relaxar, ninguém vai te julgar. Afinal de contas, as férias são suas! Mas não esqueça o seu passaporte, caso você mude de ideia e decida explorar os lugares turísticos.