Mais
×

Cubas de embutir x cubas de sobrepor

Atualizado em 20 julho, 2017

Para escolher a cuba certa para a sua cozinha nova ou reformada, é preciso considerar diversos fatores, incluindo o material com o qual a pia é construída, quantas cubas ela terá e se ela será de sobrepor ou de embutir. Tomar essa última decisão será mais simples ao se considerar as vantagens e desvantagens de cada opção.

Cubas de sobrepor requerem a vedação das suas juntas, necessitando de uma manutenção periódica (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Benefícios de cubas de sobrepor

Devido ao fato de repousarem sobre as bancadas, cubas de sobrepor são mais fáceis de serem instaladas do que as versões de embutir. Essas últimas devem ser fixadas antes das bancadas, portanto, caso deseje simplesmente substituir a cuba, a opção de sobrepor tornará o processo mais fácil para você, ou menos caro, caso tenha contratado um empreiteiro para se encarregar da obra.

Desvantagens de cubas de sobrepor

Cubas de sobrepor possuem uma borda em todo seu perímetro, no local onde elas se apoiam sobre a bancada. Essa borda é calafetada ou fixada com argamassa, o que pode acarretar em desbotamento ou acúmulo de sujeira nesse material. Além disso, há a tendência de juntar poeira e resíduos nessa área, tornando a limpeza mais difícil. Mesmo quando a bancada é lavada, água e sabão podem se acumular nas bordas, problema inexistente nas cubas de embutir.

Benefícios de cubas de embutir

Cubas de embutir tornam a limpeza da cozinha muito mais fácil. Quando restos de comida, poeira ou líquidos estão sobre a bancada, pode-se simplesmente varrê-los direto para a pia, coisa que a borda em torno de uma cuba de sobrepor tornaria impossível. Versões de embutir estão disponíveis em muitos estilos e são geralmente consideradas como opções mais sofisticadas e visualmente mais atraentes.

Desvantagens das cubas de embutir

A principal desvantagem das cubas de embutir é a dificuldade de instalação. Em uma cozinha existente, devem-se remover as bancadas e reinstalá-las ou substituí-las por novas para adicionar esse tipo de cuba. No caso da construção de uma nova cozinha, isso pode não parecer ser um problema, mas, no futuro, se por algum motivo for preciso substituí-la, a tarefa será mais difícil com uma cuba de embutir. Tanto sua instalação quanto suas peças são geralmente mais caras do que as referentes às versões de sobrepor.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article