on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

O que é e como usar cueiro para acalmar bebê

É natural que pais de primeira viagem possuam uma série dúvidas sobre o comportamento do bebê. Especialmente se a criança for recém-nascida. É normal que os novos papais e mamães se desesperem por não conseguir fazer a criança parar de chorar quando não há motivo aparente para a berradeira. A criança não chora apenas quando a fralda está suja ou quando está com fome. Outro motivo bastante comum é a necessidade de contenção. É aí que a tradição das avós e bisavós entra em ação, com algo simples de resolver. O cueiro é uma forma de enrolar o bebê para que ele sinta-se mais seguro.

Instruções

Ao serem enrolados no cueiro, os bebês sentem-se mais protegidos (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Pesquisas realizadas com bebês de até dois meses mostram que grande parte do choro frequente nessa idade pode ser resolvido com um artefato simples: o cueiro. Ao serem enrolados no cueiro, os bebês sentem-se mais protegidos e seguros.

    Loading...
  2. O tradicional cueiro era feito em pano. Mas hoje em dia há uma série de tipos de cueiro e malhas apropriadas para oferecer o ambiente acolhedor que o seu bebê tanto merece.

  3. A forma mais correta de enrolar o bebê no cueiro é deixar a malha o mais aconchegante possível. Utilize o cueiro para enrolar seu bebê, especialmente nas laterais e nos pés.

  4. Outra disposição eficaz do cueiro é no tradicional formato de "charutinho". Essa espécie de embalagem recria o ambiente do útero, onde o bebê se sentia mais acolhido e protegido.

  5. É importante verificar se o cueiro permite alguma movimentação da criança. Prender muito o corpo da criança pode irritar ainda mais o recém-nascido. A melhor forma de usar o cueiro é deixando a criança com alguma movimentação, para que ela se sinta confortável.

  6. Alguns cueiros à disposição no mercado possuem um pano lateral que protege as orelhinhas da criança. De qualquer modo, é preciso deixar toda a parte da frente do rosto do bebê livre.

  7. O cueiro é imprescindível para bebês que nascem prematuros ou muito abaixo do peso. Isso porque eles são naturalmente mais agitados do que outros bebês. Assim, o cueiro se mostra uma forma eficaz de deixar a criança mais protegida.

Loading...

Dicas

  • É importante que o ambiente onde a criança fique seja calmo. De preferência, sem muito barulho e movimentação de pessoas.
  • Outra técnica que ajuda a manter o bebê calmo é manter a rotina tranquila com passeios esporádicos em áreas verdes e silenciosas e sono regular depois da amamentação.
  • Se você morar em locais onde faz muito calor, prefira os cueiros de malha mais fresca que sejam ideais ao toque da pele sensível da criança.

Aviso

  • Evite aumentar os estímulos visuais e sonoros caso seu bebê esteja chorando por desejar contenção. Entoar cantigas e balançar o berço ativamente pode contribuir para aumentar o estresse da criança.

O que você precisa

  • Cueiro
  • Berço

Referências

Loading ...
Loading ...