Cuidado pós-operatório para um bypass gástrico

Escrito por catherine chase | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cuidado pós-operatório para um bypass gástrico
Pessoas que querem perder peso podem optar pela cirurgia (Siri Stafford/Photodisc/Getty Images)

Um bypass gástrico é um tipo de cirurgia bariátrica, também conhecida como cirurgia para perda de peso. Nem todas as pessoas podem passar pelo procedimento. A Mayo Clinic sugere que as pessoas que podem se candidatar à cirurgia precisam ter um Índice de Massa Corporal (IMC) de 40 ou mais, ou entre 35 e 40, mas você também tem outros problemas de saúde relacionados com o peso, como hipertensão ou diabetes. Um bypass gástrico é uma decisão séria. Converse com seu médico sobre a operação, assim como sobre as mudanças em seu estilo de vida depois dela.

Outras pessoas estão lendo

Recuperação

O período imediatamente após a cirurgia será geralmente de três a cinco dias. Se você se submeter a uma laparoscopia, seu cirurgião usará um pequeno instrumento que apenas requer algumas pequenas incisões abdominais. Isso proporciona uma recuperação mais curta e fácil. A cirurgia "aberta" para realizar o bypass requer cortes maiores, o que resulta em um período de recuperação mais longo. Durante o período, você deve permanecer no hospital, onde seu médico pode monitorá-lo e agir no caso de alguma complicação.

Dieta

Durante sua estadia no hospital, você não poderá comer por entre um a dois dias depois da cirurgia. Isso permite que seu estômago tenha tempo para se curar. Depois disso, precisará seguir uma dieta rígida prescrita pelo seu médico, por aproximadamente 12 semanas. Inicialmente, você será capaz de ingerir apenas líquidos. Depois, poderá incluir comidas em forma de pasta gradativamente, antes de começar a comer alimentos "normais". Após as primeiras 12 semanas, você precisará se acostumar a hábitos alimentares radicalmente diferentes. Com o tamanho do seu estômago drasticamente reduzido, você será capaz de comer apenas pequenas quantidades de comida de cada vez, várias vezes durante o dia. De acordo com a Mayo Clinic, especialmente nos primeiros seis meses, se você comer demais ou muito rápido, pode vomitar ou ter dores abdominais.

Você vai precisar continuar as consultas com seu médico para acompanhar sua nutrição. Essas consultas serão inicialmente realizadas com um espaço de tempo de três a seis meses entre elas, e então passarão a ser uma a cada um ou dois anos, geralmente. Os pacientes que realizam um procedimento de bypass gástrico são mais suscetíveis a apresentar deficiências nutricionais, porque seu corpo não absorverá os nutrientes da maneira que faria naturalmente.

Exercícios

Seu médico também vai lhe ajudar a desenvolver um programa de exercícios personalizado. A cirurgia de bypass gástrico é apenas uma parte da solução da obesidade. Você precisará trabalhar duro para intensificar seus exercícios gradualmente. Tente caminhar por pelo menos 30 minutos todos os dias. Você também deve fazer 30 minutos de exercícios cardiovasculares ao menos uma vez por semana. Os exercícios vão fortalecer seus músculos, assim como melhorar sua saúde em geral.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível