Cuidados com o açafrão-da-terra

Escrito por annette strauch | Traduzido por ricardo torres iupi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cuidados com o açafrão-da-terra
O açafrão-da-terra tem sido utilizado medicinalmente por milhares de anos (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

O açafrão-da-terra, também conhecido como cúrcuma, turmérico, açafrão-da-Índia, açafroa e gengibre amarelo, é uma erva com uma história de 4.000 anos de uso medicinal. Sua substância ativa, a curcumina, é um forte antioxidante. Essa erva é utilizada com a promessa de curar doenças digestivas, promover redução do colesterol, redução da inflamação, prevenir coágulos sanguíneos e combate alguns tipos de câncer e infecções, porém são necessários mais testes para determinar seu efeito em seres humanos. O açafrão-da-terra e outras ervas devem ser ingeridos sob a supervisão de um médico, embora sejam geralmente considerados seguros na dose recomendada. No entanto, existem precauções que se deve estar ciente se estiver planejando usá-lo.

Outras pessoas estão lendo

Anticoagulantes e os distúrbios hemorrágicos

Se você tem um distúrbio de sangramento, não deve usar o turmérico por causa de suas propriedades anticoagulantes. Ele pode aumentar a chance de uma hemorragia interna com risco de vida, incluindo sangramentos cerebrais. Essa erva pode intensificar os efeitos dos fármacos anticoagulantes, como a varfarina, clopidogrel e a aspirina. Além disso, pode interagir com drogas inflamatórias não esteroides, ou AINEs, como o ibuprofeno e o naproxeno. O açafrão-da-terra também pode aumentar o risco de hemorragias e hematomas, quando tomado com outras ervas conhecidas por reduzir a coagulação do sangue, como a angélica, cravo, dan shen, alho, gengibre, ginkgo, Panax ginseng, trevo vermelho e salgueiro.

Medicamentos ácidos estomacais

Grandes quantidades consumidas de açafroa por um período prolongado pode levar à dores de estômago, náuseas, diarreia ou úlceras. O turmérico pode aumentar a produção de ácido gástrico, quando tomado com cimetidina, esomeprazol, famotidina, lansoprazol, omeprazol e ranitidina. Se você tiver cálculos biliares, alguma doença da vesícula ou obstruções ductais, consulte um médico antes de ingerir essa erva.

Turmérico e diabetes

Se você já tinha diabetes antes de ingerir o açafrão-da-terra, lembre-se de que essa erva possui propriedades hipoglicemiantes, ou seja, reduz os níveis de glicose no sangue. Quando combinado com os medicamentos para diabetes que diminuem os níveis glicêmicos, o turmérico pode intensificar o efeito dessas drogas.

Uso do açafrão-da-terra durante a gravidez e amamentação

A quantidade dessa erva utilizada nos alimentos é geralmente considerada segura, de acordo com a University of Maryland Medical Center. No entanto, se estiver grávida ou amamentando, você não deve usar suplementos que a contenham. O turmérico não foi provado como seguro, ou inseguro, para os fetos e lactentes.

Reações cutâneas

O açafrão-da-terra pode causar dermatite de contato. Ele também pode provocar uma reação alérgica grave e potencialmente fatal, chamada de anafilaxia, ao tocar a pele, embora isso seja raro. Além disso, pode causar um amarelamento da pele se aplicado topicamente durante um longo período de tempo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível