Cuidados após o tratamento da filariose

Escrito por shara jj cooper Google | Traduzido por ricardo schweitzer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cuidados após o tratamento da filariose
Um cão saudável não possui filariose (dog image by Ramona smiers from Fotolia.com)

A filariose é uma infecção causada por parasitas que pode ser devastadora para a saúde de um cão, pois, nesta condição, nematódeos com até entre 15 e 30 centímetros de comprimentos se instalam no coração do animal. O tratamento pode ser doloroso e exige que o cão descanse bastante para permitir que o corpo se recupere.

Outras pessoas estão lendo

Filariose

A filariose é uma infecção potencialmente fatal causada por parasitas e transmitida por mosquitos. Nela, o nematódeo vive no coração e se espalha pelos vasos sanguíneos e outros órgãos, e, se não for tratada, pode matar o cão.

Os animais podem possuir essa condição sem demonstrar sintomas durante um bom tempo; porém, com o tempo, ele ficará letárgico, tossirá bastante e apresentará um estômago distendido. Cães infectados precisam receber duas injeções nas costas em um período de dois dias, mas esse processo leva pelo menos um mês para matar os parasitas adultos, enquanto os mais jovens serão eliminados nos tratamentos mensais subsequentes.

A doença é prevenível se você der um comprimido antiparasitas para seu cão uma vez por mês. Em áreas que possuem mosquitos no ano inteiro, o animal deve ser medicado o ano inteiro, enquanto que nas áreas mais frias podem precisar apenas de tratamento sazonal. Fale com seu veterinário para descobrir a frequência.

Descanso e alimentação

Os cães precisam descansar por quatro semanas depois de receber o tratamento, visto que seus corpos precisam se recuperar enquanto os parasitas morrem lentamente. Limite caminhadas apenas longas o suficiente para o animal fazer suas necessidades, já que ficam letárgicos e doloridos por diversos dias depois da aplicação do tratamento. Mantenha a dieta normal do seu cão, mas lembre-se que ele não precisará de tantas calorias agora que faz menos exercícios.

Medicações

Alguns cães recebem tratamento anti-inflamatório ou antibiótico para tratar a doença. Siga as instruções da prescrição e termine a dose prescrita pelo veterinário mesmo que o animal pareça curado.

Assistência veterinária

Tenha em mente que seu cão se sentirá dolorido e cansado nos primeiros dias do tratamento, podendo até apresentar problemas para se movimentar e levantar. Deixe os números de contato de emergência do seu veterinário em mãos para solicitar ajuda caso seu animal desmaie ou esteja extremamente debilitado, tussa sangue, apresente gengivas pálidas, febre, dificuldade de respiração, respiração rápida ou perda de apetite.

Consultas adicionais

Você pode levar seu cão para o veterinário e começar um tratamento preventivo um mês depois do tratamento inicial. Quatro meses depois do tratamento, teste o animal para verificar a presença de nematódeos para garantir sua eficácia. Repita o teste quando o tratamento completar seis meses, já que alguns antígenos podem aparecer no exame realizado quatro meses depois e comprometer seus resultados.

Recuperação

Assim que seu veterinário afirmar que seu cão está livre da doença, você poderá retornar ao programa normal de exercícios gradativamente. Lembre-se que seu cão está mais fraco pelo longo período de inatividade e doença, então comece aos poucos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível