Cuidados com uma autoclave

Escrito por lynda lanford | Traduzido por luigi bahia
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cuidados com uma autoclave
Uma autoclave utiliza calor úmido para esterilizar diversas ferramentas cirúrgicas (Andy Sotiriou/Stockbyte/Getty Images)

Calor úmido, ou vapor, é o método mais eficaz de esterilização, isto é, a completa eliminação de micro-organismos. Uma autoclave utiliza calor úmido dentro de um cilindro para esterilizar instrumentos médicos; também é usada para esterilizar resíduos biológicos antes do descarte. O vapor produzido dentro da autoclave provoca a coagulação de materiais proteicos e resulta em danos irreversíveis para as células.

Outras pessoas estão lendo

Como funciona

Para que uma autoclave esterilize corretamente o material, a temperatura dentro do cilindro deve ser 121ºC ou mais, por pelo menos 30 minutos. O tempo total necessário depende dos itens a serem esterilizados e é atingido quando todos os instrumentos no cilindro atingirem a temperatura adequada e vapor tiver permeado todas as superfícies. Quando o processo de esterilização se completa, os indicadores mudam de cor na autoclave. O vapor da autoclave permeia papel, tecido e papelão.

Usando sacos de papel

Sacos de papel permeáveis são utilizados no interior da autoclave para conter itens reutilizáveis​​. Antes da autoclave, os sacos são dobrados e selados. Após a esterilização, os itens permanecem no saco até a próxima utilização.

Usando sacolas de risco biológico

Sacos plásticos de risco biológico são usados ​​para esterilizar os resíduos biológicos antes do descarte. Os sacos são colocados em panelas de aço inoxidável para reter qualquer escoamento de líquidos. Uma vez que os sacos de risco biológico não são permeáveis ao vapor eles devem ser deixados parcialmente abertos para permitir que o vapor penetre neles. A água é, por vezes, colocada no interior do saco para aumentar o vapor dentro dele; no entanto, a água não é adicionada se houver uma possibilidade de materiais biológicos perigosos espirrarem para fora do saco.

Esterelização sem sacolas

Às vezes, os instrumentos reutilizáveis ​​são esterilizados na autoclave sem um saco. Quando isso ocorre, quaisquer instrumentos tubulares ou cônicos devem ser vedados com algodão para manter o interior do instrumento estéril após o processo. Cestas de malha são usadas ​​para conter pequenos instrumentos. Todas as tampas devem ser abertas para evitar explosões.

Precauções

Se o vapor não atingir todos os itens da autoclave, o processo de esterilização será incompleto. É necessário ter o cuidado de encher a autoclave apenas com o número recomendado de instrumentos de modo que o calor úmido permeie todo o cilindro. Ao usar a autoclave, use um jaleco, óculos de segurança e luvas que resistam ao calor. A autoclave deve ser aberta lentamente após o ciclo de vapor para evitar queimaduras e quebra de vidros, permitindo que o vapor escape antes de tentar abrir completamente o cilindro. Uma autoclave não se destina a solventes, materiais radioativos ou quaisquer produtos químicos voláteis ou corrosivos. Não tente limpar um vazamento no interior da autoclave antes do cilindro estar completamente resfriado. Nunca use as mãos para apanhar vidro quebrado. Objetos pontiagudos podem picar através de um saco de autoclave e causar um ferimento. Por esse motivo, todos os instrumentos pontiagudos não devem ser colocados na autoclave, mas sim em um recipiente de descarte adequado. Sacos de autoclave devem ser levantados para fora do cilindro pelo topo. A esterilização a vapor pode tornar lâminas cegas. O vapor não penetra óleo, graxa ou materiais em pó.

Testando a autoclave

Kits de teste de indicadores biológicos para a autoclave de calor úmido estão disponíveis no mercado. Esses indicadores contêm esporos bacterianos que testam a competência da autoclave e devem ser utilizados em intervalos regulares. O dispositivo também deve ter a manutenção de um técnico com certificação do fabricante.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível