Cuidados com a bananeira caturra anã

Escrito por shauntelle hamlett | Traduzido por ana carolina cardoso bedenik
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cuidados com a bananeira caturra anã
A bananeira caturra anã irá produzir bananas comestíveis após a maturação (bananas on banana tree image by MAXFX from Fotolia.com)

A bananeira caturra anã é um membro da família das plantas Musaceae e também é conhecida por ser ornamental e comestível. Embora seja chamada de "árvore" de banana, é na verdade uma herbácea perene que cresce a partir de um rizoma. Dos rizomas poderão crescer vários pseudocaules (hastes carnudas) que se assemelham a troncos de árvore. A bananeira caturra pode crescer até dois metros e meio de altura e, se cuidadas corretamente, irão produzir bananas comestíveis pequenas quando adultas (cinco a seis anos).

Outras pessoas estão lendo

Temperatura

A bananeira anã prefere temperaturas mornas à quentes, entre 18°C e 32 °C. Fora dessas temperaturas, talvez seja melhor plantá-la em um recipiente que permita que a planta seja movida para dentro de casa, quando as temperaturas caírem. Alternativamente, ela poderá ser tratada como uma árvore perene sensível. Se aparada antes da primeira geada e protegida com uma boa camada de cobertura vegetal durante os meses de inverno, ela poderá se desenvolver novamente no clima quente.

Local de plantio

Se você vive em um local com temperaturas apropriadas, poderá plantá-la no solo. Se plantar mais de uma bananeira, terá que fazê-lo com pelo menos dois metros e meio de distância para haver espaço quando ficarem adultas. Na verdade, plantar perto de um edifício ou perto de concreto dará à planta um calor adicional, que fornecerá alguma proteção contra o vento, o qual poderá queimar folhas da bananeira caturra. Embora seja tolerante à sombra, a bananeira anã deverá ser plantada em sol pleno, para garantir a melhor produção de frutos.

Solo

As bananeiras caturras anãs preferem crescer no solo quente, argiloso, rico em matéria orgânica, com um pH de 5,5 a 7,0. Elas poderão, no entanto, crescer no barro, no solo arenoso ou rochoso, desde que tenham drenagem adequada. Áreas onde o solo é alagado ou encharcado poderão ser uma preocupação, os plantadores de bananeira caturra anã deverão ser incentivados a plantar suas árvores no morro, desenvolvendo o solo para fornecer melhor drenagem.

Fertilização

As bananeiras caturras anãs crescem rapidamente e, devido a esse crescimento rápido, precisarão de fertilizante em grandes quantidades. O fertilizante de nitrogênio-fósforo-potássio (NPK) com uma proporção de 8:10:8 é o recomendado. Ele deverá ser aplicado mensalmente.

Água

As bananeiras caturras anãs não são plantas tolerantes à seca. Sinais de pouca rega incluem ondulação e queda das folhas e folhas verdes desbotadas ou amarelo pálidas. Para obter melhores resultados, o solo deverá ser mantido úmido com rega regular, mas não molhado. O apodrecimento da raiz poderá afetar rapidamente a bananeira, que não resiste à água parada, então, uma boa drenagem é imprescindível.

Poda

Para obter a melhor produção de frutos, somente deverá ser permitido o crescimento de um pseudocaule, até que a bananeira comece a frutificar. Todos os outros brotos deverão ser podados, assim que começarem a crescer. Depois que a bananeira começar a dar frutos, você poderá permitir que um broto se desenvolva, como um caule de substituição para a próxima estação de crescimento. Isso será necessário, pois o caule frutificando definhará depois que a fruta amadurecer. Após a colheita, o caule principal deverá ser cortado até 60 centímetros acima do solo para permitir que o caule novo utilize os nutrientes da planta para o crescimento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível