Mais
×

Cuidados com bancadas de ônix

Atualizado em 23 março, 2017

O ônix é conhecido por sua beleza translúcida, cores naturais e padrões únicos. A limpeza e manutenção de bancadas de ônix são difíceis porque essa pedra é mais macia do que o granito e outros tipos naturais. Arranhões, lascadas e desbotamentos são comuns em bancadas desse material usado em cozinhas e banheiros.

O ônix é usado em bancadas também (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Fonte

O ônix é uma pedra natural formada por calcário dissolvido que redeposita-se. É uma pedra calcária (carbonato de cálcio), o que significa que é mais macia e mais frágil do que o granito, ardósia ou outros tipos de pedra natural. Ela é encontrada em uma variedade de cores e padrões naturais. A pedra calcária absorve mais líquido do que outros tipos de pedra e mostra imperfeições facilmente.

O ônix pode ser encontrado em cavernas e em outras áreas em que a pedra de cal também está presente. É principalmente utilizado como um elemento decorativo, em vez de um item principal de uma casa, pois é mais difícil de manter do que outros tipos de pedra.

Dicas para limpeza de bancadas de ônix

Como o ônix absorve líquidos rapidamente, é importante limpar os respingos imediatamente para evitar danos à bancada. Líquidos ácidos, como suco de frutas, vinho ou vinagre podem deixar marcas permanentes, mesmo com uma boa limpeza.

Vedar as bancadas de ônix com um selante resistente à alimentos pode ajudar a evitar manchas, desbotamento ou lascadas. O selante deve ser aplicado após a instalação e antes do uso por um profissional.

Para limpar as bancadas de ônix, utilize um pano macio. Use produtos de limpeza não ácidos para remover a sujeira e aumentar o brilho. Não borrife o produto de limpeza diretamente sobre a bancada. Ao invés disso, pulverize sobre o pano seco para evitar que a pedra absorva o produto de limpeza, o que poderia causar danos permanentes. Limpe qualquer excesso de líquido imediatamente.

O ônix é translúcido, o que significa que a pedra permite a entrada de mais luz do que outros produtos de pedra natural. Embora isso possa criar um efeito luminoso, será mais difícil esconder rachaduras e riscos.

Produtos de limpeza naturais ou os recomendados pelo fabricante são os melhores para a limpeza do ônix.

Use uma tábua de corte quando preparar refeições em uma bancada de ônix. Como superfícies de mármore, o ônix é facilmente arranhado. Estes riscos são geralmente permanentes e não podem ser desbastados ou polidos.

O ônix na casa

Como o material é mais macio do que outros tipos de pedra natural, a maioria das pessoas não o usa em suas cozinhas, banheiros ou outras áreas de muito uso, porque é difícil manter a beleza natural da pedra.

Se quiser instalar o ônix em sua casa, considere usá-lo como uma peça decorativa e não como uma superfície funcional. Uma mesa lateral de ônix, que raramente é usada ou uma obra de arte feita com a pedra, pode permitir-lhe apreciar sua beleza translúcida, sem ter que preocupar com a manutenção constante.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article