Mais
×

Cuidados bucais para pacientes com traqueostomia

Atualizado em 21 novembro, 2016

A traqueotomia é um orifício artificial que é usado para respirar e que precisa de cuidados especiais quando o assunto é higiene oral. Normalmente o ar que respiramos é filtrado e umedecido na boca e nariz, por isso a importação de bactérias para dentro do corpo não acontece. Quando se tem uma estoma na traqueia, esse processo é eliminado, que, por consequência, acaba ressecando a mucosa bucal, aumentando os odores e a eficiência das papilas gustativas, tornando a limpeza da boca algo crucial e que deve ser feito frequente e minuciosamente para manter uma alta qualidade de vida para os pacientes com traqueostomia.

A traqueotomia é um orifício artificial que é usado para respirar (Jochen Sand/Digital Vision/Getty Images)

O que é preciso e por quê?

Quando você ou alguém que está cuidado passou por esse procedimento médico, existem uma infinidade de itens de higiene bucal que precisam estar sempre ao alcance. Tais itens incluem escova e pasta de dente, gargarejo, limpezas com cotonete, hidratantes labiais e uma cuba rim para cuspir, caso o paciente não consiga usar a pia. É importante escovar os dentes três vezes ao dia e usar um enxaguante bucal antes e após a escovação para matar as bactérias. Lembre-se de escovar a língua para estimular as papilas gustativas. No intervalo das escovações, utilize um cotonete encharcado com enxaguante bucal para limpar a boca e remover qualquer mucosa que tenha acumulado para umedecer a boca. Os cotonetes bucais podem ser encontrados em diversos sabores, como o de limão, por exemplo. A aplicação de hidratantes labiais é essencial na prevenção de rachaduras que podem ser frequentemente vistas em pacientes que passaram por uma traqueostomia.

Controle de infecção

A presença de um orifício artificial no organismo aumenta as chances de contração de uma infecção. A melhor maneira de preveni-la é mantendo o equipamento limpo. Os hospitais e enfermarias tem equipamento de esterilização, no entanto, muito provavelmente, você não terá um em sua casa. Apesar disso, você pode manter o equipamento limpo lavando a cuba rim com água morna, água e sabão e lembrar de levar as mãos antes e depois dos cuidados bucais. A troca de escova de dentes deve ser realizada com frequência e nunca se deve reutilizar os cotonetes. Além disso, não se deve compartilhar o hidratante labial com outras pessoas.

Considerações finais

A traqueostomia geralmente causa o acúmulo de secreção na boca, tornando necessário o uso de uma máquina de sucção. Lembre-se de sempre realizar a limpeza bucal imediatamente após cada sucção, logo após a recuperação de fôlego do paciente para umedecer a boca novamente e tirar o gosto ruim da secreção da boca. Às vezes as pessoas que passam pelo processo de traqueostomia também têm um tubo de alimentação, fazendo necessário a realização da higiene bucal a cada uma ou duas horas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article