Cuidados com os cães Cocker Spaniel ingleses

Escrito por kalyn villaneda | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cuidados com os cães Cocker Spaniel ingleses
Esteja o seu Cocker Spaniel atuando ou não como cão de caça, serão necessários cuidados frequentes para que ele permaneça limpo e saudável (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Nem sempre os cuidados aos cães se referem à aparência. Embora, sem dúvida, você deseje que a aparência de seu cão seja a melhor, a finalidade dos cuidados pode ser outra. É mais provável que um Cocker spaniel limpo e bem cuidado seja saudável. Dessa forma se previnem infecções e doenças, além de identificar problemas em potencial, como pulgas, carrapatos, feridas ou nódulos. Com pelagem longa e encaracolada, os Cockers são uma raça que requer cuidados frequentes.

Outras pessoas estão lendo

Escovação

A pelagem do Cocker Spaniel tende a emaranhar. Folhas, sujeira, gravetos ou carrapatos podem ficar presos no pelo do seu cão. Escove-o a cada dois ou três dias para manter seus pelos limpos e desembaraçados, para evitar retenção de calor e umidade, que pode ocasionar feridas ou infecções fúngicas. Use uma escova rotativa ou rasqueadeira e penteie desde a cabeça até a cauda. Escove um lado de cada vez. Segure pequenas tufos de pelos na mão e escove completamente, antes de passar para outra parte. Faça sempre a escovação antes de dar banho no seu cão, pois pelos embaraçados podem ficar mais difíceis de desfazer após a lavagem.

Banho

Os Cocker Spaniels menos ativos podem ser banhados uma vez a cada três meses, mas os que passam o tempo no campo, rios ou lamaçais devem ser banhados com mais frequência. Use água morna para o banho de seu cão, pois a água quente pode causar irritação da pele. Use um shampoo para cães do tipo "sem lágrimas" e um condicionador para enxaguá-lo. Lave-o cuidadosamente para assegurar a remoção de todos os resíduos que causem irritação da pele. Use toalha para absorver a umidade e deixe que ele continue a secar naturalmente até ficar completamente seco. A secagem das partes internas de seu Cocker Spaniel de orelhas longas deve ser feita com uma toalha macia. Umidade na orelha e causar infecções.

Higiene dental

Assim como você, seu Cocker Spaniel deve ter dentes sem placas e branco-perolados. A placa pode proliferar bactérias no organismo de seu cão e causar doenças. Compre uma escova de dentes, em um pet shop local, juntamente com um creme dental formulado para cães. Não use o seu próprio creme dental em seu cão, pois pode ser prejudicial. Escove os dentes de seu cão pelo menos uma vez por semana. Dê-lhe ossos e outros produtos mastigáveis a fim de ajudar a eliminar qualquer placa e limpar seus dentes. Alguns brinquedos são destinados especificamente a ajudar na limpeza dos dentes de cães.

Aparando as unhas

Quando as unhas de seu Cocker Spaniel ficarem muito compridas, pode ser doloroso ao andar. Você deve apará-las, sempre que estiverem longas o suficiente para rasparem no chão quando ele anda. Use um conjunto de cortadores de unha destinado a cães de tamanho médio. Escolha um cortador do tipo guilhotina ou tesoura - o que for mais confortável para usar. Se o seu cão tiver unhas brancas, apare-as logo abaixo da mancha escura ou rosada em seu interior. Para Cocker Spaniels com unhas pretas, apare um pouco por vez, da ponta para cima, até visualizar círculos nas aparas. Isto significa que você está se aproximando do sabugo do dedo (um feixe de nervos que sangrará se cortado) e que é hora de parar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível