Cuidados para um cavalo picado por uma abelha

Escrito por william bradberry | Traduzido por cezar rosa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cuidados para um cavalo picado por uma abelha
A maioria dos insetos não oferecem risco ao seu cavalo (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Cavalos são vulneráveis ​​a uma variedade de insetos potencialmente agressivos, especialmente durante os meses de verão, quando essas criaturas experimentam temperaturas elevadas. Na maioria dos casos, eles representam pouca ameaça para a saúde de um cavalo, e a maioria das picadas são rapidamente sanadas com um mínimo esforço. A ocasião surge, entretanto, quando picadas se tornam um problema maior para um veterinário treinado. A Dra. Nancy S. Loving oferece o seguinte conselho: "Se o seu cavalo apresentar um excessivo inchaço, irritabilidade, dor ou urticária, ele potencialmente teve uma reação ruim ao veneno do inseto. Geralmente é melhor obter uma avaliação e tratamento veterinário do que esperar até que uma questão mais grave se desenvolva". Em casos de respiração superficial ou dificuldade em remover o ferrão, também é aconselhado procurar a ajuda de um profissional.

Outras pessoas estão lendo

Procurando por sinais de um ferrão

As abelhas, juntamente com as vespas e formigas de fogo, irão picar e morder a fim de proteger seus ninhos e manter os intrusos à distância. Muitas vezes, isso acontece quando o dono do cavalo não está nas proximidades. Sinais como pequenas manchas de inflamação e irritação na pele devem ser verificados. Áreas sensíveis, como os olhos e o focinho, são propensos a um inchaço muito pronunciado. Sérios problemas podem surgir com várias picadas, então quando uma é descoberta, é prudente verificar imediatamente pelas outras.

Tratamento inicial

Se o ferrão ainda está presente, é importante extraí-lo do cavalo de forma devagar e cuidadosa. Uma pressão adicional pode fazer com que o veneno restante entre na pele do cavalo. O gelo trabalha bem para evitar o inchaço secundário; uma aplicação de 15 minutos é suficiente e também reduz dolorosas sensações de queimadura. Um emplasto de bicarbonato de sódio mantido no local da picada combate ainda mais a inflamação e ajuda a dar conforto ao cavalo.

Considerações especiais

As picadas de abelha que atingem a cabeça do cavalo, ou outras áreas sensíveis, precisam ser vigiadas de perto por sinais de problemas mais sérios. Se o ferrão não está visível, pode ser que o cavalo tenha sido mordido ou picado por outro animal. Tente observar o animal mais uma vez para determinar se ele está com urticária ou outros sinais de reação alérgica. Se você suspeita que seu animal foi apenas picado, cobrir a área e procurar por ameaças pode impedir que a mesma coisa aconteça de novo.

Medidas preventivas

Os proprietários de cavalos precisam ser muito familiarizados com a terra que os animais vagueiam. Trailers, galpões e celeiros são áreas comuns de nidificação para abelhas, e inspeções periódicas ajudam a prevenir o surgimento de problemas. Não subestime os lugares que uma colmeia pode ser desenvolvida, elas podem ser facilmente encontradas em áreas arborizadas, especialmente em toras ocas e locais semelhantes. As abelhas e suas colmeias são geralmente mais fáceis de eliminar do que os ninhos subterrâneos de alguns tipos de vespas, mas as considerações alérgicas e de segurança ainda se aplicam durante o processo de exterminação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível