Mais
×

Cuidados com a colostomia

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma colostomia é uma abertura cirúrgica do cólon (parte do intestino grosso) exteriorizada através da parede abdominal. O objetivo da colostomia é fazer com que os produtos do cólon (fezes e gases) sejam eliminados. As colostomias são feitas por consequência de uma série de doenças como câncer e infecções. Ocasionalmente, colostomias são apenas temporárias até que o resto do intestino se cure, podendo ser revertidas. Entretanto, na maioria das vezes as colostomias são permanentes.

Instruções

Cuidados com a Colostomia
  1. Esvazie a bolsa de colostomia várias vezes ao dia. É melhor mantê-la vazia sempre que possível, assim evitará vazamentos.

  2. Remova a bolsa de colostomia antiga desgrudando-a cuidadosamente da pele. As trocas podem ser feitas entre quatro ou seis dias, e as bolsas antigas devem ser descartadas.

  3. Limpe exaustivamente a pele em volta do orifício da colostomia (estoma). A pele que circunda esta região é muito delicada e pode ser dolorida, então a mantenha limpa e seca.

  4. Use antibióticos tópicos na região da pele para evitar irritações cutâneas ou infecções locais.

  5. Substitua o disco protetor de pele (uma espécie de curativo) ou posicione-o na região de pele sensível em volta do orifício.

  6. Coloque a nova bolsa de colostomia cuidadosamente em volta do estoma.

  7. Encomende ou compre novos materiais de higiene sempre que necessário.

Dicas

  • Um estoma é a orifício cirúrgico que é feito na parede abdominal, por onde as fezes e gases são expelidos para a bolsa de colostomia.
  • A colostomia vai começar a funcionar em dois ou três dias após a cirurgia. A equipe médica e de enfermagem irão ensinar o paciente e seus familiares a cuidarem da colostomia.
  • Encomende ou compre materiais conforme orientação do médico

Aviso

  • Não faça uso de antibióticos sem prescrição médica.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article