Cuidados com um cooktop de vitrocerâmica

Escrito por margaret morris | Traduzido por bruno belli sinder
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cuidados com um cooktop de vitrocerâmica
Cooktop antigo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Um cooktop de vidro requer um pouco mais de cuidado e manutenção do que um cooktop tradicional. Pode ser um pouco difícil, mas, se você tiver alguns cuidados preventivos e limpar rapidamente qualquer respingo, você conseguirá manter o seu eletrodoméstico eficiente e novo por muitos anos.

Outras pessoas estão lendo

O básico

Embora cooktops de vidro preto tenham necessidades diferentes de cuidado dos de vidro branco, existem algumas coisas em comum. Partículas de poeira do ar, grãos de açúcar ou grãos de sal podem cair no seu cooktop, então, é importante limpar a superfície antes de usar. Lembre-se de limpar bem o fundo das panelas também.

É importante limpar qualquer respingo assim que possível. Alimentos açucarados como geleias e cremes podem endurecer, ficando muito difíceis de limpar. Caso alimentos desse tipo sujem o seu cooktop, abaixe a temperatura imediatamente. Quando o aparelho estiver aquecido, mas frio o suficiente para não queimar suas mãos, limpe o respingo. Cuidado para não tocar no líquido quente, pois pode causar sérias queimaduras. Caso algum alimento queimado permaneça, raspe usando uma lâmina reta. Não use uma lâmina diretamente para não arranhar a superfície. Você pode comprar um protetor ou usar produtos específicos para limpar cooktops.

Cuidados com um cooktop preto

Para pequenas sujeiras, limpe a superfície já fria do seu cooktop com sabão de lavar louça e água quente. Lave e seque com papel toalha.

Para manchas, esfregue o vidro com um papel toalha molhado com vinagre. Não use vinagre em partes de metal. Repita o processo, caso seja necessário.

Nunca use lã de aço, produtos arenosos ou produtos especiais para cooktops brancos. Eles podem riscar o seu cooktop preto.

Caso queira polir o seu cooktop depois de limpo, use um polidor especial para cooktops pretos. Esfregue com uma folha de papel toalha, depois use outra folha limpa para retirar qualquer resíduo do produto.

Cuidados com um cooktop branco

Para problemas com alimentos queimados que não sejam açucarados, deixe o cooktop esfriar para não queimar suas mãos. Use uma esponja plástica ou de náilon, junto com um produto especial para limpar cooktop, e retire o máximo do alimento possível. Caso não consiga remover tudo, use um espátula lisa para retirar o excesso.

Para áreas de limpeza complicada, use bicarbonato de sódio em um papel toalha úmido. Você pode usar também um produto de polimento leve. Nunca use produtos arenosos ou em pó, lã de aço, limpadores de forno ou produtos para remover ferrugem.

Caso perceba pequenos riscos marrons no seu cooktop, eles podem ter sido causados por poeira, sal ou açúcar. Você não conseguirá remover esses riscos. Você pode prevenir futuros danos mantendo uma camada protetora de produto de limpeza no seu cooktop, limpando antes de usar para remover qualquer resto de poeira e limpando o fundo das panelas antes de usá-las.

Outras manchas marrons ou cinzas podem ter sido causadas por depósitos de minerais na água ou na comida. Caso não consiga remover com o limpador de cooktop, consulte o manual do fabricante para ajuda.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível