×
Loading ...

De que tipo de cuidados um filhote de golfinho precisa?

Atualizado em 23 março, 2017

Os golfinhos dão à luz um filhote a aproximadamente cada três anos. Os filhotes nascem na água e geralmente o rabo é a primeira parte a sair. Durante o processo do parto, o cordão umbilical arrebenta, permitindo que o golfinho nade livremente para o lado da mãe. Os filhotes de golfinho pesam entre 10 kg e 20 kg ao nascer e possuem uma cor mais escura do que os adultos. Depois de nascer, recebem cuidados especiais da mãe a até seis anos, antes de estar prontos para deixar o lado da mãe.

Um golfinho-nariz-de-garrafa na água (NA/AbleStock.com/Getty Images)

Amamentação

Dentro de seis horas após o parto, o filhote de golfinho estará mamando. Os filhotes precisam mamar pelo menos quatro vezes por hora durante sua primeira semana de vida. Após essa semana, os bebês mamam de três a oito vezes por hora. Durante cada sessão de amamentação, o filhote suga por apenas oito segundos em média. As mães amamentam seus filhotes debaixo d'água, mas perto da superfície. Um golfinho bebê geralmente mama até os 18 meses de idade.

Loading...

Aprendendo a nadar

O golfinho mãe ficará perto do filhote enquanto este estiver aprendendo a nadar direito. Enquanto a mãe nada, é criado um cone de aspiração através do qual o filhote pode deslizar. Esse cone de aspiração é um rastro hidrodinâmico que permite que o golfinho bebê permaneça na rota da mãe, ao seu lado, enquanto desenvolve as habilidades de natação que são cruciais para a sobrevivência. A mãe assobiará para o filhote e este aprenderá a reconhecer o assobio, indo até ela quando ouvir o chamado. O filhote imitará os movimentos de sua mãe, aprendendo a nadar até a superfície, mergulhar e rolar.

Além da amamentação

Em algum momento entre os três e quatro meses de idade, o filhote de golfinho começará a desenvolver dentes. Quando estão sob os cuidados de zoologistas, os bebês cativos começam a comer um pouco de peixe uma vez que esses dentes começarem a nascer. Os filhotes continuam a mamar por mais um ano depois de começar a comer peixe, e o leite materno permanecerá sendo uma parte importante dos nutrientes diários do bebê.

Golfinhos titios

O golfinho titio é outro golfinho, seja macho ou fêmea, que ajuda a mãe a cuidar de seu bebê. O titio é o único outro golfinho que a mãe permite que se aproxime de seu filhote. Esse golfinho fica com o bebê enquanto a mãe sai para buscar comida. Ele ou ela também brinca com o filhote. Embora a mãe seja a principal cuidadora, o filhote também passa bastante tempo com o titio.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...