Cuidados com uma flauta de madeira

Escrito por patrickb | Traduzido por luana ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cuidados com uma flauta de madeira
Flautas de metal e madeira necessitam de diferentes tipos de cuidado (flutes image by Hubert from Fotolia.com)

Flautas de madeira são belos instrumentos, mas, por serem diferentes das flautas de metais, elas demandam cuidados especiais. Aprenda a cuidar de sua flauta de madeira para estender sua vida útil e garantir que ela funcione adequadamente durante todo o tempo que você possuí-la. Existem diversos aspectos sobre os cuidados com sua flauta, incluindo o armazenamento e limpeza corretos, além do processo de "amaciamento".

Outras pessoas estão lendo

Armazenamento

Nunca guarde sua flauta perto de uma fonte de calor ou diretamente na luz solar. Armazene cada parte da flauta separadamente dentro de um estojo de uma fabricante de renome. Para aumentar a vida útil de seu instrumento e evitar um ressecamento excessivo da madeira, tente utilizar um umidificador para instrumentos musicais desse tipo.

Limpando

Quando você terminar de tocar sua flauta, desmonte-a e sacuda o excesso de umidade ou limpe cuidadosamente com um pano de algodão macio e uma vareta de madeira para limpeza. Lembre-se de evitar um secamento excessivo.

Amaciando sua flauta

Se a sua flauta for nova ou não tiver sido tocada por um longo período de tempo, amacie o instrumento tocando-o por alguns minutos de cada vez, e não mais que uma hora por dia. Após aproximadamente um mês, você poderá tocar por um período de tempo mais longo.

Aquecendo sua flauta

Para evitar rachaduras, deixe sua flauta esquentar até a temperatura da sala antes de tocar, especialmente se ela estiver fria ao toque ou se ficou muito tempo em ambiente aberto durante o inverno.

Aplicando óleo em sua flauta

Lubrificar sua flauta com óleo também ajuda a evitar rachaduras. Utilize um óleo comercial para lubrificar a parte interna e externa da flauta a cada 5 ou 10 horas de uso. Certifique-se de não utilizar óleo de linhaça de lojas de tinta, já que ele é inflamável e tóxico. Além disso, evite lubrificar as chaves ou conjunto de chaves (se ela possuir algum). Se você aplicar óleo nas chaves, use papéis de cigarro, papéis para limpeza de lentes de câmera ou papéis para limpeza de flautas para removê-lo gentilmente.

Encaixes e espiga

Normalmente, a espiga e os encaixes de junta de sua flauta ficam envolvidos em fios ou cortiça. Se eles precisarem ser substituídos, leve a flauta para o fabricante. Se você mesmo fizer a substituição, pode acabar danificando o instrumento e resultar em violação da garantia da flauta. Para lubrificar a espiga, derreta um pouco de cera de abelha com vaselina e aplique nela em pequenas quantidades.

Fazendo a manutenção de seu instrumento

Após alguns anos da data de compra de seu instrumento, mande-o de volta para o fabricante ou para um luthier de flautas famoso para realizar manutenções. Se você enviá-lo pelo serviço postal, certifique-se de cobri-lo com seguro. Peça para que o luthier reaperte a espiga, aplique óleo, cheque a afinação e faça um novo polimento do orifício.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível