Como podar o Podocarpus

As cercas-vivas são ideais para dar privacidade

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

As plantas do gênero Podocarpus são perenes e de desenvolvimento lento, que geralmente produzem flores amarelas e frutos roxos. Elas toleram baixa luminosidade, sombra, condições salinas e secas. Se desenvolvem em vários tipos de solos, são resistentes a quebras e mostraram resistência a danos causados por pragas e doenças. Várias espécies de Podocarpus estão disponíveis para atender a muitas finalidades. Algumas servem de cercas-vivas para fornecer privacidade, podendo alcançar de 1,20 a 1,50 m de altura e de 6 a 7,5 m de extensão. As plantas também se desenvolvem bem dentro de casa. A madeira verde das plantas de Podocarpus respondem bem à modelagem e ao uso de arames, tornando-as ideais para serem utilizadas como árvores de bonsai ou topiários.

Step 1

Realize a poda do Podocarpus em qualquer época do ano se a planta estiver dentro de casa ou no exterior, em um clima temperado. Faça uma poda radical nas plantas jovens. Será necessário desencadear o surgimento de novos botões para auxiliar alguns tipos de Podocarpus a ficarem densos, devido à tendência das plantas de crescer verticalmente e com poucos ramos laterais. Apare os ramos novos que não correspondam ao molde e à forma desejados. Ao fazer isso, remova os espinhos grandes demais.

Step 2

Apare a metade dos brotos novos na primavera, antes dos espinhos se alongarem ou expandirem, para controlar o crescimento terminal. Existem várias finalidades para isso, incluindo a desaceleração do crescimento dos ramos, a redução das folhas, a criação de plantas mais compactas e a estimulação da formação de novos brotos.

Step 3

Realize a poda das raízes do Podocarpus quando replantá-lo. Não pode mais do que 10 a 15% das raízes da planta e troque-as de vasos a cada três ou quatro anos na primavera.

Step 4

Remova a madeira macia dos novos crescimentos para propagar as plantas de Podocarpus. Coloque os cortes em água para permitir a formação de novas raízes. Plante os cortes enraizados na terra.

eHow Brasil
×