×
Loading ...

Cuidados com a mãe de milhares

Atualizado em 22 novembro, 2016

A Kalanchoe daigremontiana é uma planta da espécie das suculentas conhecida por vários nomes comuns, incluindo chapéu-mexicano e mãe de milhares. Suas folhas são gordinhas e alongadas, com pequenas plantinhas que crescem ao longo das extremidades. Essas plantinhas saem da planta-mãe para se transformarem em novas mães de milhares. São sensíveis à geada e podem se alastrar em paisagens de climas quentes, por isso muitos jardineiros preferem cultivá-la em vasos ou em ambientes internos.

As mães de milhares são suculentas frequentemente cultivadas em ambientes internos (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Ambiente

As mães de milhares preferem sol pleno com solo bem drenado. Nos jardins, crescem em solos arenosos corrigidos com adubo. As plantas de ambientes internos e vasos crescem bem com uma mistura pronta para cactos. Elas gostam de temperaturas mornas e quentes com umidade média, mas morrem se a temperatura cai abaixo de 4 °C. Depois que suas flores alaranjadas brotarem, corte e remova as flores gastas ou sua planta morrerá.

Loading...

Água

Deixe o solo ligeiramente seco entre uma rega e outra. Regue até que a água escorra para o potinho coletor debaixo do vaso. Deixe o excesso de água no potinho. Quando cerca de 5 cm de solo estiver seco ao toque, regue o vaso novamente. Continue regando dessa maneira durante a estação de crescimento. Durante os meses dormentes de inverno, reduza a rega, mas não deixe o solo secar completamente.

Fertilizante

Se sua mãe de milhares estiver plantada ao ar livre, coloque matéria orgânica dos lados durante os meses de crescimento. Coloque de 2,5 a 5 cm de composto ou estrume bem apodrecido ao redor da base da planta. Revolva esse material em torno da planta ou deixe que penetre lentamente no solo. Se sua planta estiver em um ambiente interno ou em vasos, alimente-a com um fertilizante balanceado no início da estação de crescimento e depois mensalmente com metade da dose. Pare a adubação durante os meses de inverno.

Propagação

Propagar mães de milhares é muito fácil porque novas plantinhas estão continuamente sendo produzidas ao longo das extremidades das folhas. Selecione as plantinhas que tenham desenvolvido raízes e separe-as cuidadosamente da planta-mãe. Plante-as em vasos pequenos cheios de mistura para cactos. Mantenha o solo ligeiramente úmido por duas a três semanas até que as raízes se finquem. Depois disso, molhe do mesmo modo como molha a planta-mãe. A propagação deve ser feita no período entre a primavera até meados do verão.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...