×
Loading ...

Cuidados para olhos de cachorros com pus

Atualizado em 17 abril, 2017

Pus e um olho vermelho inchado são os primeiros sinais de que o seu cachorro está com uma infecção ocular. Isso pode afetar um ou ambos os olhos, e no caso de condições como a conjuntivite, pode ser contagioso. As infecções nos olhos podem ser causadas por corpos estranhos que se alojaram nos olhos, por bactérias ou alergias. Se você acredita que o seu animal possui esses sintomas, é importante tratá-lo rapidamente, caso contrário, isso poderá afetar permanentemente a visão dele.

Instruções

As infecções oculares podem causar sérios desconfortos para os cachorros (cute dog pet face head vizsla nose eye adore image by Paul Retherford from Fotolia.com)
  1. Peça ajuda a um veterinário. A infecção pode precisar ser tratada com pomada, colírio, antibióticos ou uma combinação desses itens. O seu veterinário determinará a causa da infecção e prescreverá o tratamento adequado para o seu animal.

    Loading...
  2. Administre o colírio ou a pomada da maneira que foi recomendada pelo veterinário. Como os colírios são mais aguados, eles normalmente precisam ser aplicados em espaços de tempo menores, enquanto as pomadas precisam ser administradas duas ou três vezes por dia. É muito importante completar o tratamento, mesmo que os sintomas diminuam rapidamente. Caso contrário, há uma chance da infecção voltar.

  3. Certifique-se de que o seu animal tome os medicamentos nas horas corretas e durante o tempo prescrito. Assim como os antibióticos, o seu veterinário poderá solicitar medicamentos como hydrocortisone, que contêm anti-inflamatórios para reações alérgicas.

  4. Limpe o pus ou crosta no olho do seu cachorro com um cotonete úmido. Você pode usar água para umedecer o material ou comprar um soro fisiológico.

  5. Melhore o sistema imunológico do seu animal, garantindo que ele tenha água e alimentos suficientes, e deixe-o bem relaxado. Echinacea, vitamina A e vitamina C são suplementos úteis para reforçar as defesas naturais do seu cachorro e para ajudar a combater infecções.

Loading...

Dicas

  • Se o animal não melhorar, seu veterinário poderá executar testes para determinar qual o tipo de bactéria está causando a infecção.

Aviso

  • Normalmente, algumas partículas no ar podem causar conjuntivites em alguns cachorros. Se o seu animal ficar exposto em ambientes com bastante vento e poeira ou coloca a cabeça para fora quando anda de carro, isso pode ser um risco para desenvolver uma infecção ocular.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...