Mais
×

Cuidados com peças de tricô de lã de alpaca

Lã de alpaca é uma fibra natural que forma um fio forte, macio e durável para os itens de tricô feitos à mão. Cuidar adequadamente dos seus itens de lã de alpaca é importante para manter a força e a textura dos fios. É importante prestar atenção em como você os lava, seca e armazena, para evitar que as fibras da lã encolham ou fiquem emaranhadas, pois isto danifica os itens.

Instruções

Lã de alpaca é macia e durável para os itens feitos à mão (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Lavagem

  1. Encha uma pia limpa ou uma tigela grande com água morna -- aproximadamente 37º C. Adicione cerca de uma colher de chá de xampu de bebê na água e agite com as mãos, para misturar.

  2. Coloque seus itens de lã de alpaca na água e mexa-os suavemente, para umedecer. Deixe os itens de molho na água por cerca de três minutos.

  3. Despeje ou drene a água da lavagem e adicione água limpa com a mesma temperatura. Isso é importante para evitar que as fibras formem feltros e danifiquem o item.

  4. Mexa os itens na água suavemente, para enxaguar. Evite agitação forte com as mãos, para evitar emaranhar as fibras.

    Secagem

  1. Coloque os itens molhados em uma peneira ou na pia vazia por cerca de cinco minutos. Segure a malha delicadamente e aperte levemente para remover a água. Evite torcer os itens.

  2. Coloque as peças molhadas sobre uma toalha de banho grande. Enrole-as no interior da toalha e pressione levemente, para que a toalha absorva o excesso de água. Deixe a peça descansar sobre a toalha por cinco minutos.

  3. Coloque uma toalha seca sobre uma superfície plana ou um rack de secagem. Remova a peça da toalha enrolada e estenda-a sobre a toalha seca.

    Armazenamento

  1. Seque os itens completamente antes de armazená-los.

  2. Coloque-os em um baú de cedro para evitar danos por traças.

  3. Outra alternativa é colocar os itens em um saco com zíper e dentro de um armário. Coloque um sachê de lavanda seca perto das peças para manter as traças longe.

Dicas

  • Evite o uso de água fria ou quente quando lavar produtos de lã de alpaca, isto impede que encolham, feltrem ou fiquem emaranhados.
  • Evite o uso de detergente ou sabão em pó, pois são muito agressivos para a fibra.

O que você precisa

  • Tigela grande
  • Xampu de bebê
  • Peneira
  • Toalhas de banho grandes
  • Baú de cedro
  • Saco grande com zíper
  • Sachê de lavanda
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article