Cuidados com a pele em casa: do armário da cozinha para a pia do banheiro

Escrito por donna t. beerman | Traduzido por franciele gobi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail

Uma olhadinha no método de limpeza com óleo

Cuidados com a pele em casa: do armário da cozinha para a pia do banheiro
O óleo não vai necessariamente deixar seu rosto mais oleoso. Na verdade, azeite de oliva extra-virgem e óleo de rícino são os ingredientes básicos para a limpeza do rosto. (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

[Azeite de oliva] aumenta a hidratação e possui algumas características antibactericidas. É um ótimo hidratante hipoalergênico.

— Cynthia Bailey, dermatologista

Asessão de saúde e beleza das farmácias estão cheias de embalagens coloridas de produtos para cuidados com a pele, cujas marcas se vangloriam da sua eficácia. Mas muitas mulheres estão evitando marcas renomadas para fazer seus próprios produtos de limpeza facial a partir de intens domésticos de uso comum, geralmente com excelentes resultados. Um dos métodos domésticos de limpeza é o método de limpeza com óleo, também conhecido como MLO, que funciona de uma maneira que pode parecer surpreendente. Ele romeve o óleo da sua pele utilizando outros óleos, principalmente azeite de oliva.

Limpeza com óleo

Cuidados com a pele em casa: do armário da cozinha para a pia do banheiro
Depois de utilizar muitos produtos que danificaram sua pele, Ally Bishop encontrou uma receita à base de azeite de oliva que devolveu a maciez à sua pele (aceite oliva image by pistacho from Fotolia.com)

Apesar de ser utilizado na culinária desde a Antiguidade, o azeite de oliva vem sendo crescentemente utilizado com outra finalidade: a limpeza de pele. A ideia de trocar produtos comerciais de limpeza facial por uma receita caseira à base de azeite de oliva tem agradado muitas mulheres, e os bons resultados desse método têm contribuído para a sua disseminação.

Depois de anos usando produtos comerciais de cuidados com a pele, Ally Bishop, da Pennsylvania central, percebeu que sua pele estava seca e danificada. Mal sabia ela que a solução estava o tempo todo na sua cozinha.

Bishop encontrou discussões sobre métodos de limpeza com óleo em diversos fóruns online. Por fim, ela encontrou uma receita que funcionou, e no ano seguinte ela já observava ótimos resultados.

"Minha pele está muito macia. É impressionante", afirma Bishop. "Eu percebi uma diferença significativa, e minha maquiagem dura o dia todo".

O MLO envolve limpar a pele com uma mistura de azeite de oliva extra-virgem e óleo de rícino, um laxante natural. Você aplica a mistura - geralmente 75% de azeite de oliva e 25% de óleo de rícino - e massageia a face gentilmente. Então, você aplica uma compressa quente no rosto até que a toalha atinja a temperatura ambiente, para dilatar os poros.

"É uma coisa tão estranha para se contar às pessoas", Bishop diz sobre remover óleo com óleo. "Mas minha pele está perfeita".

O que especialistas dizem

Cuidados com a pele em casa: do armário da cozinha para a pia do banheiro
Em caso de propensão à acne severa, deve-se tomar muito cuidado, pois alguns óleos podem piorar o quadro. (skin care image by anna karwowska from Fotolia.com)

Apesar de o método de limpeza com óleo não ser amplamente indicado por especialistas, o azeite de oliva é indicado em casos de pele muito seca e sensível. No entanto, deve-se tomar cuidado na sua utilização, pois a aplicação em peles já oleosas pode causar acne e cravos.

Pode não ser uma ideia tão absurda, de acordo com a matéria do blog "Simple Mom", onde Bishop encontrou sua receita. Mas o que profissionais de cuidados com a pele e outros especialistas dizem?

"Glândulas sebáceas fazem o que fazem; você não pode simplesmente aumentá-las ou diminuí-las", afirma Bailey, dermatologista. Em outras palavras, nós devemos lidar com a pele com que fomos geneticamente concebidos. Mas nem todo mundo cuida da sua pele corretamente.

"Muitas pessoas limpam a pele excessivamente - com boas intenções", Bailey diz, citando produtos de limpeza em espuma como um culpado comum pela pele seca. Esses produtos de limpeza podem causar uma irritação que é comumente confundida com pele seca.

Apesar de Bailey não ter recomendado o método de limpeza com azeite de oliva extra-virgem para pacientes em seu consultório, na Carolina do Norte, nem em seu blog de cuidados com a pele, ela instruiu aqueles com pele excessivamente seca ou sensível a hidratarem a pele com o óleo após a utilização de água. Ela acrescenta que o tratamento de limpeza de pele com óleo descrito no blog "Simple Mom" oferece vários benefícios.

"Você está definitivamente evitando produtos de limpeza irritantes, e há muitos deles. [Azeite de oliva] aumenta a hidratação e possui algumas características antibactericidas", diz. "É um ótimo hidratante hipoalergênico".

Bailey faz um alerta para quem tem propensão à acne severa, pois alguns óleos podem causar acne e cravos.

A ciência por trás do método de limpeza com óleo

Cuidados com a pele em casa: do armário da cozinha para a pia do banheiro
O sabonete é capaz de retirar da pele grande parte das impurezas, devido à presença de extremidades polares e apolares em sua estrutura. (soap image by ivan kmit from Fotolia.com)

A lavagem da pele com sabonete no método de limpeza com óleo é muito importante. A ciência por traz do MLO explica por que o sabonete remove as impurezas da pele e por que o método não deixa a pele ressecada.

Bailey apoiou as alegações dos defensores do MLO, que dizem que lavar a pele com óleo não a deixa oleosa. James MacKay, professor assistende de química no Elizabethtown College, na Pennsylvania, também fez o mesmo.

"Sabonete é usado para limpeza devido às suas propriedades químicas únicas", diz MacKay."Ele possui uma cabeça polar - hidrofílica - e uma cauda apolar - oleofílica".

"Quando imersas em água, as moléculas do sabão se organizam em pequenos conjuntos chamados de micelas, que são basicamente conjuntos esféricos de moléculas com todas as caudas apontando na direção do centro da esfera. O componente hidrofóbico quer ficar junto e longe da água".

"Grande parte da sujeira é de natureza oleosa e, consequentemente, é atraída para a cauda do sabonete", MacKay continua. "Uma vez que a cabeça do sabonete é polar e se mistura com a água, a lavagem com mais água retira a sujeira. No entanto, como você sabe, o sabonete pode ressecar a sua face. Isso ocorre porque o sabonete retira tudo o que for oleoso do rosto, que é o que lhe confere o brilho".

O método de limpeza com óleo, MacKay explica, removerá o "mau" óleo da sua pele e o substiturá pelo "bom" óleo.

"Isso ajudará remover a sujeira e os óleos naturais do corpo - até mesmo maquiagem, que geramente é à base de óleo - da sua pele", diz ele. "O fato é que que o óleo propriamente dito não irá secar a sua pele, porque você basicamente está subistituindo um óleo por outro".

"O método também fala sobre a utilização de água morna para abrir os poros. Isso também faz sentido, pois o calor ajudará expandir os poros da sua pele e consequentemente lhe permitirá retirar o óleo que está abrigado profundamente nela".

Econômico e eficiente

Cuidados com a pele em casa: do armário da cozinha para a pia do banheiro
Através da combinação de azeite de oliva e óleo de rícino, é possível criar uma solução econômica e eficiente para cuidar da pele (massage oil and towels image by MAXFX from Fotolia.com)

Apesar de ainda existirem céticos, o método de limpeza com óleo já possui muitos adeptos. Além de saudável, o MLO é muito econômico e apresenta resultados satisfatórios.

Apesar da pele saudável de quem usa religiosamente azeite de oliva extra-virgem, ainda há céticos. Bishop diz que ela tem uma amiga que recusa fazer qualquer coisa que seja diferente do que seu dermatologista recomenda. Mas as críticas favoráveis e a pele radiante de Bishop persuadiram outras amigas a tentarem.

"Pessoas que não tem problemas com a pele vão ignorar [MLO] mas eu acho que a maioria das pessoas está aberta a tentar se elas não tiverem encontrado algo que funciona", diz.

Além dos benefícios naturais à saúde, o MLO é econômico. Você pode evitar a sessão de beleza e utilizar um item que provavelmente já esta presente no seu armário de cozinha. Acrescente óleo de rícino, e você possui uma solução alternativa e barata para cuidar da sua pele.

"É barato, é fácil, remove maquiagem e eu não preciso lavar meu rosto duas vezes ao dia", diz Bishop.

Dicas & Advertências

  • A pele de cada um é diferente. Preste atenção em como sua própria pele reage. Ajuste a proporção de azeite de oliva e óleo de rícino adequadamente. Antes de começar com esse tratamento, consulte o médico da sua família ou um dermatologista.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível