Cuidados pós-operatórios para cães com pedras na bexiga

Escrito por heather vecchioni | Traduzido por luana ribeiro
 Cuidados pós-operatórios para cães com pedras na bexiga
Os dálmatas tendem a desenvolver pedras na bexiga (dalmation safe. image by mdb from Fotolia.com)

A cirurgia para pedra na bexiga pode causar dor e confusão no cachorro. Apesar da remoção das pedras trazer um pouco de alívio para o animal, a cirurgia ainda pode causar sofrimento e dor por alguns dias. O cachorro pode ficar até confuso sobre o que acabou de acontecer e não entender porque ele tem uma incisão no estômago, podendo agir de forma estranha. Assim como na maioria das cirurgias, a remoção das pedras na bexiga necessita de cuidados pós-operatórios para garantir conforto, segurança e saúde ao cão.

Instruções

  1. 1

    Evite que seu cão fique lambendo o local de incisão até que a sutura seja removida, o que normalmente ocorre em cerca de 14 dias após a cirurgia. Seu cachorro pode causar infecção e irritação na linha de sutura se continuar lambendo o local. Além disso, ele pode acabar removendo esse fio se conseguir alcançá-la. Coloque um colar elizabetano nele ou vigie-o constantemente para evitar que ele consiga lamber o local e mastigar o fio.

  2. 2

    Alimente seu cão seguindo as recomendações do veterinário. A maioria dos que tiveram pedras na bexiga são colocados em regimes de dietas especiais para evitar a formação de novas pedras. Siga as instruções no rótulo para saber a quantidade necessária para alimentá-lo. O cachorro pode não querer comer muito nos primeiros dias após a cirurgia, o que é normal, entretanto, se ficar preocupado com o apetite do animal, consulte seu veterinário.

  3. 3

    Ofereça água fresca a todo momento para o cão. A água ajuda a eliminar cristais e bactérias de sua bexiga e também pode ajudar a prevenir a formação de novas pedras. Limite a quantidade de água que seu cão pode beber no dia da cirurgia, já que o estômago pode ficar enjoado pela anestesia, mas deixe-o beber o quanto quiser após o procedimento.

  4. 4

    Monitore a capacidade de urinar do cão. Mesmo logo após a cirurgia, ele deve conseguir urinar normalmente, apesar de poder sentir um pouco de dor. Se perceber que ele está sofrendo ou não conseguindo, entre em contato com seu veterinário imediatamente.

  5. 5

    Evite que seu cão se esforce muito até que a sutura tenha sido removida. Ele ainda terá dores nos primeiros dias após a cirurgia e pode não querer fazer muitas coisas. Assim que o cachorro começar a se sentir melhor, você deve limitar suas atividades, já que o excesso pode irritar o local com a linha de sutura.

  6. 6

    Administre todos medicamentos necessários descritos pelo veterinário para seu cão. Provavelmente ele vai prescrever antibióticos para prevenir infecções, assim como medicamentos para dor.

Dicas & Advertências

  • Verifique se há sangue na urina e consulte seu veterinário, caso encontre.
  • Os colares elizabetanos podem ser adquiridos junto ao seu veterinário ou em várias petshops.

O que você precisa?

  • Colar elizabetano
  • Prescrição de dieta
  • Água fresca

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível