Cuidados pós-operatórios para a cirurgia da artéria carótida

Escrito por mark bingaman | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cuidados pós-operatórios para a cirurgia da artéria carótida
Os pacientes passam pelo menos 24 horas após a cirurgia sob cuidado intensivo (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Imediatamente após a cirurgia da artéria carótida, os médicos se concentrarão em garantir que os pacientes não apresentem sinais de potenciais derrames cerebrais ou dificuldades com o fluxo de sangue através do pescoço e do cérebro. A hospitalização é breve, por isso, o paciente em recuperação terá de continuar a desenvolver um estilo de vida mais saudável após a cirurgia.

Outras pessoas estão lendo

Importância

A doença da artéria carótida, também chamada de estenose, refere-se às artérias no pescoço que se entopem. Esse problema é conhecido como arteriosclerose, também chamado de "endurecimento das artérias" ou placa. Constrói-se ao longo de décadas com o depósito de substâncias gordurosas, em grande parte composta de colesterol, que se acumulam nas artérias bloqueando o fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro, tendo muitas vezes um acidente vascular cerebral potencialmente fatal como o resultado final.

Cirurgias

A endarterectomia carotídea é uma das operações mais comuns utilizadas para abrandar a doença. "Neste procedimento, é feita uma incisão no pescoço do paciente e as camadas internas e doentes da artéria são cortadas, para que a camada exterior seja costurada de volta, permitindo o aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro", dizem os médicos americanos da Cleveland Clinic. A inserção de endopróteses é uma forma alternativa de reabrir as artérias obstruídas. Esses tubos minúsculos de metal mantêm aberta a artéria afetada.

Cuidado

Após a cirurgia, os pacientes costumam passar pelo menos 24 horas em cuidado intensivo, já que o primeiro dia após a cirurgia é o mais perigoso no processo de recuperação. Cerca de 5% dos doentes desenvolvem uma complicação potencialmente fatal durante esse período de tempo. O AVC é a principal preocupação, e os médicos monitoram rigorosamente a pressão arterial, a frequência cardíaca e o fluxo de sangue do paciente através do cérebro.

"O risco de um acidente vascular cerebral posterior é cerca de 1% ao ano (significativamente inferior a 7,5% ao ano em relação à aspirina)", de acordo com o Dr. Jonothan Earnshaw, um cirurgião vascular no Gloucestershire Royal Hospital, no Reino Unido. "A maioria dos pacientes só precisam passar 2 ou 3 dias no hospital".

Após a alta, a atividade física deve ser limitada por várias semanas. O paciente deve evitar dirigir e avisar o médico caso apresente fortes dores de cabeça, garganta inchada ou quaisquer alterações visíveis no funcionamento do cérebro. O médico deve fornecer instruções relativas à quantidade de tempo necessário para abster-se de tomar banho; até lá, pode-se molhar o local da incisão, contanto que não seja esfregado. Para quem precisar fazer a barba perto da ferida, é recomendável o uso de um barbeador elétrico.

Alimentação

Embora uma endarterectomia carotídea minimize a possibilidade de acidente vascular cerebral, ela não evita que a aterosclerose reapareça. Esse processo é referido como restenose. Para evitar o bloqueio adicional, terá de ser adotado um estilo de vida mais saudável, principalmente uma redução da ingestão de calorias e colesterol. Limitar o consumo de gordura saturada é uma grande ajuda. Margarina, manteiga e gordura devem ser eliminadas da dieta; mas outros produtos como azeite de oliva e óleo de canola são excelentes substituições. Essas são as gorduras monoinsaturadas que, assim como as poliinsaturadas, são significativamente mais saudáveis. Ainda assim, mesmo essas gorduras devem ser limitadas devido ao seu alto nível de calorias.

Um esquema de exercícios, adicionado à restrição de sódio e a diminuição do fumo do tabaco, são ferramentas importantes no tratamento pós-operatório da cirurgia da artéria carótida.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível