Cuidados pós-operatórios para enucleação em cães

Escrito por adrienne farricelli | Traduzido por lara scheffer
Cuidados pós-operatórios para enucleação em cães
A maioria dos cães se recupera surpreendentemente bem após a enucleação (Image by Flickr.com, courtesy of Frédéric DUPONT)

Os donos de cães frequentemente têm medo de que a enucleação crie um estresse muito grande em seus animais de estimação. Porém, o cachorro geralmente se recupera rapidamente após esse procedimento e não parece perceber a perda de um olho como uma deficiência.

Definição

A enucleação é um procedimento cirúrgico no qual um veterinário remove o globo ocular da cavidade. Depois que ele é removido, o olho pode ser permanentemente fechado por sutura ou uma prótese pode ser colocada no lugar, por motivos estéticos, antes de se suturar as pálpebras.

Cuidados pós-operatórios

O cachorro provavelmente será mandado para casa com um colar elisabetano. Esse item semelhante a um abajur evitará que o animal arranhe ou esfregue o local da cirurgia.

Medicamentos

Alguns cães podem sentir dor após o procedimento e precisar de analgésicos. Se o olho estava infectado no momento da cirurgia, o veterinário pode prescrever alguns antibióticos.

Efeitos no local da cirurgia

Às vezes, o procedimento pode causar um leve inchaço ou hematoma no local da cirurgia. Segundo o site PetPlace.com, compressas quentes e úmidas aplicadas à área duas vezes ao dia por cerca de cinco minutos pode aliviar esses sintomas.

Outros efeitos colaterais

Em alguns casos, os cães apresentam um sangramento nasal. Isso geralmente só dura alguns dias.

Advertência

O inchaço duradouro, secreções nas suturas, dor ou outras anormalidades devem ser relatadas ao veterinário. Geralmente, os cães voltam à atividade normal dentro de 72 horas e os pontos podem ser removidos em sete a dez dias.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível