Mais
×

Cuidados com potros

Um potro adquire 80% de sua altura adulta e 50% do seu peso adulto aos 6 meses de idade. Devido ao rápido crescimento dos ossos e músculos, proporcionar a eles uma nutrição adequada é essencial. Um programa de tratamento eficaz dos equinos inclui cuidados com o estábulo, alimentação, casco, vermífugos, vacinação e desmame. Um ganho de peso adequado em combinação com exercícios ajudará a evitar problemas no desenvolvimento, tais como doenças ósseas metabólicas e tendões contraídos.

Instruções

As pernas de um potro são quase 90% mais longas do que as das éguas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Examine seu potro procurando por problemas físicos, tais como deformidades dos membros, tendões contraídos, tornozelos fora do comum ou pés de pombos. Trate as deformidades angulares, os problemas de coxeadura ou a physitis (um defeito nas placas de crescimento dos ossos longos) do potro com o seu veterinário e um ferrador profissional o mais rapidamente possível, implementando medidas corretivas.

  2. Desvermine logo após a égua dar cria. O produto deve ser eficaz contra os parasitas Strongyloides (causadores da doença estrongiloidíase) e outros parasitas de equinos. Esse é o primeiro passo para proteger o seu potro contra infecções parasitárias.

  3. Controle o potro desde o nascimento. Dentro das quatro primeiras semanas de vida, adestre-o e conduza-o diariamente. Além disso, segure os pés dele e ensine-os a ficar amarrados.

Dicas

  • O tempo da primeira vacinação do potro é essencial. Imunizá-lo muito cedo pode interferir nos anticorpos vindos da égua que o pariu.

O que você precisa

  • Vermífugo para cavalo
  • Palha de grãos
  • Alimentador
  • Picareta para casco
  • Faca para casco
  • Lima para casco
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article